Foto: Daniel Meira
Com a assinatura de uma portaria conjunta, nesta quinta-feira (3), pelas secretarias estaduais de Turismo (Setur) e de Cultura (Secult), foi instalada a Comissão Estadual para as Comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil e da Bahia. O colegiado é composto por representantes da Setur, Secult, Secretaria da Educação do Estado (SEC), Assembleia Legislativa (Alba) e União dos Municípios da Bahia (UPB). Serão articuladas ações para a celebração dos 200 anos de emancipação brasileira, em 2022; e do bicentenário do 2 de Julho na Bahia, em 2023.
Revista Terra Mãe ano 7
O titular da Setur, Maurício Bacelar, destacou a importância da iniciativa para fomentar o turismo no estado, com a realização de eventos que deverão atrair visitantes. “A comissão vai preparar um calendário de festividades que terão foco no nosso 2 de Julho, a maior manifestação cívica e cultural do país. Historiadores entendem que o 7 de Setembro foi, na verdade, uma declaração de intenções, e que a Independência da Bahia confirmou o fim do domínio português. Queremos despertar o interesse dos turistas para o protagonismo baiano nesse processo histórico”.
“Essa união da Cultura com o Turismo amplia o nosso raio de atuação, para que possamos desenvolver uma série de ações até 2023, colocando o 2 de Julho no seu devido lugar. A juventude brasileira precisa crescer com a compreensão da importância dessa data histórica e representativa para o nosso país, afinal, foi na Bahia que nos libertamos de Portugal. Na Secult, o trabalho será desenvolvido pela Fundação Pedro Calmon”, declarou a secretária de Cultura, Arany Santana.
Fonte: Ascom/Setur