O presidente Jair Bolsonaro desembarcou em Moscou para encontro com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Nesta terça-feira (15), por volta de 10h (horário de Brasília, 16h no horário local), o presidente do Brasil chegou a Moscou dando seguimento à sua agenda. Bolsonaro desceu do avião usando máscara para proteção contra a Covid-19.
Nesta quarta-feira (16), o presidente Jair Bolsonaro terá um encontro com Putin e uma reunião com empresários. A viagem de Bolsonaro acontece em um momento de tensão entre a Rússia e a Ucrânia. O país europeu tem protagonizado uma crise diplomática que tem movimentado o mundo.
Nas últimas semanas Putin enviou tropas em regiões de fronteira com a Ucrânia. A movimentação foi observada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, como uma possível invasão da Rússia à Ucrânia. A Rússia quer barrar a entrada da Ucrânia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), liderada pelos Estados Unidos.
O presidente dos Estados Unidos, Biden enviou tropas norte-americanas para países próximos da Ucrânia.
A viagem de Bolsonaro a Rússia neste momento tem causado grande repercussão. Alguns especialistas dizem que é uma hora inoportuna para isso, mas o governo brasileiro tenta reforçar que a vigem não tem haver com o conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Para o governo, o foco está na relação comercial entre Brasil e Rússia.
Na quinta-feira (17), Bolsonaro seguirá destino a Hungria.