Líder da oposição na Câmara de Salvador, Augusto Vasconcelos (PCdoB) disse que não há um prazo para ingressar com o requerimento a fim de instalar na Casa uma Comissão Especial de Investigação (CEI) sobre o IPTU. Segundo ele, a bancada da minoria ainda está articulando para conseguir os 14 votos necessários para a abertura do colegiado. Por enquanto, só há oito votos, todos de oposicionistas.
“Não vou entrar com requerimento só para dizer que dei entrada. Estamos costurando, dialogando”, declarou o comunista, em entrevista ao bahia.ba.
Vasconcelos disse que tem crescido o movimento do IPTU Justo. Segundo ele, já foram coletadas 3 mil assinaturas em um abaixo-assinado. “A sociedade tem se mobilizado nessa pauta do IPTU Justo, e a pressão tem sido muito grande. Tenho visitado vários condomínios, tem 35 condôminos organizados do movimento. Nosso objetivo não é criar nenhum tipo de embaraço político ou partidário. O que queremos é apurar as irregularidades do IPTU e da taxa de lixo”, pontuou.
Eleições
Sobre o pleito deste ano, o vereador afirmou que será candidato a deputado federal. Ele acredita que se concretizará a federação partidária entre PV, PCdoB e PT. Além disso, Rede e PSOL têm conversado para também participar da composição.
“Me colocaram esse desafio (de ser candidato) para um caminho de renovação geracional da esquerda, porque, de algum modo, a direita já se renovou na Bahia seja através dos filhos e netos”, avaliou.