Os roubos em coletivos tiveram uma redução de quase 39%, em janeiro de 2022, quando comparado com o mesmo período de 2021, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP). De acordo com a pasta, durante os 31 dias do mês, foram contabilizados 66 casos contra 108 registrados no ano anterior. Em números absolutos, isso significa que foram 42 registros de ocorrências a menos.
A SSP atribuiu a redução dos números às ações ostensivas, preventivas e de investigação promovidas pela Operação Gêmeos, por unidades territoriais da Polícia Militar e pelo Grupo Especial de Repressão a Roubos em Coletivos (Gercc) da Polícia Civil. A atuações, diz a secretaria, alcançaram criminosos, apreenderam armas de fogo, simulacros e recuperaram itens roubados de passageiros.
“O acompanhamento da mancha criminal acontece diariamente através de um programa desenvolvido pela unidade para monitorar as ocorrências. Também estamos aperfeiçoando os processos para reforçar o policiamento e promover a aproximação com outras unidades e com a sociedade”, explicou o major Valnei Azevedo Silva, comandante da especializada da PM.
A delegada Carla Ramos, integrante do Gerrc, acrescentou que a unidade intensificou as operações com base na mancha criminal, em horários e locais onde os índices estavam maiores. “Também estamos representando pelas prisões preventivas em todo o flagrante que realizamos. Isso fez com que realmente reduzissem os números”, disse.