Crise na produção faz disparar preço de carros no país; modelo popular custa até R$ 70 mil

Em março de 2020, ao entrar em uma concessionária em busca de um carro Gol, sem nenhum quilômetro rodado, o consumidor iria se deparar com um valor próximo a R$ 48 mil segundo a Tabela Fipe – que expressa os preços médios de veículos anunciados pelos vendedores no mercado nacional e baliza negociações.

Ao fazer essa mesma busca agora, em fevereiro de 2022, a chance de encontrar o exato carro por menos de R$ 70 mil é mínima. Em média, um Gol novo – o modelo analisado foi o Gol 1.0 Flex 12V 5P – está sendo vendido por R$ 72.026,00. A variação de mais de R$ 20 mil em um intervalo de tempo inferior a dois anos, representa um aumento de 48% no valor do carro.

A escolha por comparar a compra feita hoje com março de 2020 não foi aleatória. A pandemia produziu um efeito arrebatador no mercado de automóveis. A falta de insumos e a desvalorização do real foram os principais fatores para essa alta. E a expectativa, infelizmente, é de que o mercado ainda leve tempo para retomar os valores praticados antes da chegada da Covid-19.

Quem precisava de um carro novo, claramente, sentiu a alta. A professora Giselia Brito, 40, tinha carro próprio desde os 19 anos. Mas há cerca de três meses precisou voltar a usar o transporte público. Seu carro vinha precisando de reparos constantes e quando parou no meio do caminho para o trabalho, Giselia percebeu que não dava mais para continuar com ele. Vendeu e agora não tem previsão de quando vai adquirir um novo.

 

Postagens Relacionadas

Leave a Comment