Morre nesta segunda-feira 31, o radialista Gabriel Saraiva aos 96 anos, uma lenda do Radio Esportivo da Bahia. Ele foi desde dos anos 50, o maior radio-escuta do radio baiano. Era o profissional que ouvia as emissoras de Rio, São Paulo, do Brasil e ate do mundo, para passar os resultados dos jogos para os ouvintes. Lógico no tempo deste grande nome do Radio, não existia computado, redes sociais, sites e tudo que hoje facilita o trabalho do plantão esportivo. Ele ouvia tudo, e depois imediatamente passava para o plantão, profissional que até hoje traz os resultados pelo Radio, nas equipes esportivas.
Lá no anos 50, estava o nosso Radio Escuta, ao lado de nomes inesquecíveis do nosso Radio Esportivo. José Ataíde, Nilton Nogueira, Ubaldo Cancio de Carvalho, França Teixeira, Gerson Macedo, Souza Durão, e outros grandes nomes de nosso Radio.
Figura folclórica nas ruas de Salvador, professor Gabriel Saraiva era facilmente encontrado, pela sua forma de vestir. Sempre de paletó e utilizando suas gravatas coloridas, com escudos dos seus times do coração, o Botafogo e o Bahia…
A alegria, o velho sorriso, foram marcas deste homem que tinha orgulho da profissão e um amor incomensurável pelas suas paixões. Bahia e o Botafogo.
Gabriel Saraiva trabalhou durante 16 anos na rádio Excelsior, 5 na
Cruzeiro, 8 na Sociedade da Bahia e 4 na Cultura. Depois se aposentou pelo Tribunal de Justiça da Bahia, ligado à assessoria de imprensa. Ele
deixa os filhos Manuel Frederico e José Gabriel. Vai se reencontrar com Dona Noélia, sua “primeira
namorada”.
Adeus professor Gabriel, o nosso radio, já andava meio cambaleante, e com uma perda deste nível, nos faz ficar ainda mais tristes. Ele foi vítima de uma forte pneumonia.
O sepultamento está marcado para acontecer às 15h de hoje, no Cemitério Campo Santo, em
Salvador.
Gabriel era um anjo aqui na terra, disfarçado se ser humano já desgastado pelo tempo, mas que nunca perdia o prazer de viver…
Adeus colega…
OBS. Nas redes sociais, o Esporte Clube Bahia manifestou solidariedade aos familiares e amigos de Gabriel Frederico Castro Lima Saraiva.