Equipes da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) conseguiram salvar, em menos de dez minutos, uma tartaruga marinha da espécie ‘Cabeçuda’ que estava enroscada em uma rede de pesca colocada ilegalmente, nas águas da Baía de Todos os Santos, em Salvador. Ação aconteceu em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).
As equipes trabalhavam na ‘Operação Carapeba’ – ação conjunta entre a PM e a instituição ambiental responsável por fiscalizar os crimes contra a natureza, com foco no combate a pesca predatória – nas águas de Paripe, no Subúrbio Ferroviário, quando identificaram o animal marinho se debatendo e tentando sair da rede.
“Esse tipo de rede é colocada de forma irregular por pescadores, em sua maioria, durante a noite. Qualquer animal que passe por ali acaba preso”, contou o comandante da Coppa, major Amilton Souza Teixeira Júnior.
Mesmo com dificuldade de cortar a rede de espera, por conta da espessura dos fios, as equipes retiraram a tartaruga com vida da armadilha e ela retornou para o mar.