Ao navegar na rede, é comum encontrarmos anúncios de sites que prometem a regularização do Cadastro de Pessoa Física em troca do pagamento de uma taxa. No entanto, além de não realizarem o serviço, muitas vezes esses sites se apropriam do dinheiro e dos dados do solicitante.
Esse tipo de fraude também costuma ser oferecida com frequência pelo e-mail. O chefe de divisão do Cadastro de Pessoas Físicas da Receita Federal, Valdimir de Castro, ressaltou que o golpe do CPF também está crescendo via mensagens SMS.
Para evitar esse tipo de fraude, a Receita Federal sugere desconfiar dos sites que oferecem o serviço em troca de pagamento, já que a regularização do CPF é gratuita e feita direto no site da instituição. Valdimir de Castro também orienta que os cidadãos fiquem atentos se estão, de fato, solicitando o serviço no site oficial da Receita Federal.
Para regularizar o CPF no site da Receita Federal, basta acessar a opção “Meu CPF”. Nessa página, o cidadão encontra orientações de como corrigir a situação cadastral do documento — que pode ser desde a inconsistência nos dados do cadastro até a falta da Declaração do Imposto de Renda.
Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi