Alternativa do Atlético em caso de negativa do compatriota Jorge Jesus, o técnico português Carlos Carvalhal, de 56 anos, admitiu o convite alvinegro nesta semana. O treinador tem vínculo com o Braga, de Portugal, até o fim de junho de 2022. Em entrevista à Rádio Marca, da Espanha, Carvalhal confirmou o interesse do Atlético e elogiou o time mineiro. “Fui recebendo bons convites ao longo da minha carreira. Incluindo agora, do Flamengo e do Atlético Mineiro. São grandes clubes a nível mundial”, afirmou.
Além da nacionalidade em comum, Carlos é representado pelo mesmo agente de Jorge Jesus: Bruno Macedo. Antes do acerto com Paulo Sousa, ex-comandante da seleção polonesa, o Flamengo também procurou o técnico que agora está na mira do Atlético.
Jesus, que é o Plano A do Galo, parece mais distante de um acerto. Em uma última reunião com o clube mineiro, o técnico pediu mais dias de prazo para tomar uma decisão sobre seu futuro após se desligar do Benfica.
Por sua vez, Carvalhal comanda o Braga desde agosto de 2020. A multa rescisória gira em torno de 10 milhões de euros – na cotação atual, cerca de R$ 64,1 milhões. Os valores assustam a cúpula alvinegra e, provavelmente, inviabilizam a contratação do português neste momento.
Recentemente, Carlos se destacou a partir de um bom trabalho no Rio Ave, também de Portugal. Antes disso, ele havia comandado Swansea (Inglaterra), Sheffield Wednesday (Inglaterra), Istanbul BB (Turquia), Besiktas (Turquia) e outros clubes no futebol português.
Atualmente, o Braga é o quarto colocado na tabela da liga portuguesa, com 31 pontos em 16 jogos. O clube comandado por Carvalhal só fica atrás dos gigantes Benfica, Sporting e Porto. Na Liga Europa, a equipe se classificou na segunda posição de seu grupo e enfrentará o Sheriff Tiraspol, da Moldávia, nas oitavas de final.
“Os últimos clubes que me contactaram, mesmo quando vim do Rio Ave para o Sporting Braga, disseram-me: ‘Eu quero que a minha equipe jogue como a tua está a jogar’. Para mim é fantástico, porque mais do que contratar um treinador, contratam uma ideia de jogo”, destacou Carvalhal.