Pesquisa do Ipec mostra que mais os pobres, decepcionados com Bolsonaro, migram para Lula

Parece mesm0 um caos para os bolsonaristas, pois todos os cenários neste quadro atual eleitoral, favorecem, o ex- presidente Lula. Pesquisa ampla do Ipec mostra isto. Eleitores com renda mensal de até um salário mínimo, assim como os que moram em periferias de grandes centros urbanos, são os que mais têm chance de migrarem do voto em Jair Bolsonaro (PT) para o ex-presidente Lula (PT). É o que mostra um cruzamento de dados da pesquisa Ipec, divulgado pelo jornal O Globo.

Segundo a pesquisa, realizada entre 9 e 13 de dezembro, entre os eleitores que votaram em Bolsonaro em 2018, 45% pretendem manter a escolha, enquanto 55% pensam em outros candidatos ou em votar branco ou nulo.

Lula é o principal herdeiro dos eleitores de Bolsonaro em 2018: 22% pretendem votar no petista na eleição presidencial de 2022. Entre os mais pobres, esse índice sobe para 32%. Entre os que oram na periferia, 37% dos que votaram em Bolsonaro na eleição passada manifestam a possibilidade de votarem em Lula.

Por outro lado, entre os evangélicos, o presidente Jair Bolsonaro consegue manter a maior parte dos eleitores: 58% deles afirmam que vão votar em Bolsonaro, enquanto 13% pretendem migrar para Lula em 2022.

Já entre as mulheres, 34% das eleitoras de Bolsonaro em 2018 não querem repetir o voto – mas também não declaram apoio ao petista no próximo ano. Entre os homens, o percentual é menor, de 27%.

 

Postagens Relacionadas

Leave a Comment