A base de apoio do governador Rui Costa (PT) se mobiliza para colocar em votação nesta segunda-feira (20) um pacote de projetos do Executivo enviados à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).
Os governistas da Casa já deram o sinal verde para a apreciação das propostas, porém, até o início da tarde, a oposição ainda não tinha chegado a um consenso. “Foram muitos projetos e ainda vamos avaliar”, disse o líder da minoria Sandro Régis (DEM/UB).
Entre os projetos enviados pelo governador para a análise do Legislativo, está o reajuste de 4% para o funcionalismo público estadual (veja mais aqui). Também foram enviadas para os deputados propostas de alteração no Planserv e a alienações dos imóveis que abrigam o Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cesat), Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (Cetad), Defensoria Pública da Bahia e a Sede do Conselho Estadual de Cultura da Bahia, localizados na Rua Pedro Lessa, no bairro do Canela.
LOA
A Casa deve iniciar nesta segunda a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA) para o ano de 2022. O documento foi entregue pelo vice-governador e secretário do Planejamento, João Leão, ao presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Adolfo Menezes, nesta quarta-feira (29).
O orçamento previsto para o próximo ano é de R$ 52,6 bilhões, enquanto que para o exercício 2021 foi de R$ 49,3 bilhões. Já a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) baiano para o ano que vem é de 3,3%, maior que a projeção nacional que é de 2,1%.