Foto: Feijão Almeida/GOVBA/
Baianos e turistas poderão aproveitar com tranquilidade os cinco dias do Festival da Virada 2025, que começou, nesta sexta-feira (27), em Salvador. Para garantir a segurança durante as festividades, o Governo do Estado investiu R$ 1,2 milhão nas ações de segurança pública. Ao todo, 1.600 profissionais de segurança, incluindo policiais militares, civis, bombeiros e peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) estão atuando na Arena Canto da Cidade, localizada na Boca do Rio.
“Já participo dessa festa há anos, e posso dizer que, neste ano, a organização da segurança está muito melhor, o que é fundamental para gente. Cheguei mais cedo para observar a estrutura, e estou impressionado. A segurança, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o DPT estão oferecendo informações importantes para quem não conhece a área. Tudo está excelente, e o Governo do Estado está de parabéns pela organização”, destacou o gerente comercial Evandro Oliveira.
Além disso, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Secretaria da Segurança Pública (SSP) está funcionando com profissionais de 19 instituições estaduais e municipais para coordenar ações e gerenciar ocorrências de forma eficiente. As forças de segurança estarão atuando de forma integrada com representantes da Polícia Civil, Militar e Técnica, Corpo de Bombeiros, Superintendências de Telecomunicações (Stelecom), Inteligência (SI), Gestão Integrada da Ação Policial (Siap), Samu, Sprev, Semop, Semob, Sedur, Transalvador, Saltur, Guarda Municipal, Coelba, CCR Metrô e Embasa.
O comandante do policiamento, tenente-coronel da PM Roberto Araújo, destacou a novidade desse ano: “aquele sucesso que são os portais de abordagem continua sendo mantido, agora com um número maior de baias. Este ano, com a redução do número de acessos, foi mantido apenas o acesso sul, já que o acesso norte foi retirado. Essa mudança visa proporcionar mais tranquilidade para o público, reduzindo a formação de filas. Além disso, contamos com as tropas especializadas para garantir a segurança e agilidade no processo”.
Polícia Civil
E com objetivo de garantir um atendimento imediato e ações rápidas de investigação, o público conta ainda com uma Delegacia Especial no local do evento e o reforço nas operações da 9ª Delegacia Territorial (DT) da Boca do Rio, ampliando a presença policial na região. A Policia Civil também está intensificando as ações de inteligência.
De acordo com o coordenador de operações de polícia judiciária, o delegado, Arthur Guimarães: “a Delegacia Especial estará realizando o registro de ocorrências e lavrando os procedimentos relacionados aos incidentes no entorno do circuito. Mas não é só isso, também contamos com uma equipe do SERVVIR, dedicada ao atendimento de grupos vulneráveis, como mulheres vítimas de violência doméstica, crianças, adolescentes, além de pessoas afetadas por racismo ou crimes de ódio. Temos uma equipe especializada composta por psicólogos, assistentes sociais e profissionais para encaminhamento à rede de acolhimento. Além disso, contamos com equipes veladas e ostensivas circulando pelo circuito, identificando indivíduos em atitudes suspeitas ou que estejam descumprindo ordens policiais”.
Corpo de Bombeiros
Já o Corpo de Bombeiros trabalha com 64 profissionais, na parte interna da Arena, atuando a pé e em caso de possíveis ocorrências, circulando e orientando de forma preventiva. Além disso, os bombeiros inspecionam estruturas provisórias e materiais de ambulantes para verificar condições inseguras que possam ser sanadas conforme orientação. O evento também conta com uma viatura Auto Tanque Bomba (ATB) de combate a incêndio no local. “Iniciamos hoje com os ajustes necessários, mas desde ontem que já estávamos aqui vistoriando, e o evento está liberado. Está pronto para que a população possa vir e curtir esses cinco dias. Nós estaremos aqui, das 17h até as sete da manhã, todos os dias. Temos um caminhão de combate a incêndio, que está aqui na área interna da arena. E é um trabalho que nós temos a tranquilidade para atuar”, completou o major do Bombeiro, André Moreira.
DPT
Na parte interna da festa os participantes também contam com um Posto do Departamento de Polícia Técnica e outra equipe está de prontidão na sede da instituição, localizada na Av. Centenário. Especialistas estarão a postos para garantir serviços essenciais de perícia e confirmação da identificação civil de periciando durante os cinco dias de evento. As equipes formadas por peritos criminais, médicos legistas e técnicos estão de prontidão para a realização de exames de constatação de drogas, lesões corporais e identificação civil de periciandos, garantindo suporte técnico e pericial.
“O trabalho do DPT funciona de forma integrada com a Polícia Civil, garantindo agilidade na liberação dos exames periciais. É uma operação conjunta. Quando há apreensões ou casos envolvendo pessoas em brigas ou outras ocorrências, a Polícia Civil encaminha os envolvidos para a realização do exame pericial diretamente no nosso posto, acelerando todo o processo,”afirmou a diretora-geral da Polícia Técnica, Ana Cecília Bandeira.
Repórter: Joci Santana/GOVBA