Foto: AscomALBA/AgênciaALBA/
A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) sedia a exposição Raízes e Beleza Natural, da artista plástica Carine Santos, conhecida como Niiny. Com nove obras expostas no Espaço Cultural do Saguão Josaphat Marinho, Niiny apresenta seu trabalho com pinturas em telas que refletem seu olhar sobre o mundo, especialmente pela valorização da negritude. Com apenas 22 anos de idade, a jovem artista conta que suas influências para o mundo das artes vêm do gosto pelo hip-hop, uma representação do movimento cultural das ruas. “Sempre gostei do hip-hop, participava de eventos. Como eu já desenhava desde criança, pensei no graffiti. Então, comecei a fazer graffiti na comunidade e entrei para a crew NovaDezordem e para o M.U.S.A.S, que é o Museu de Street Art Salvador. A partir disso, participei de alguns projetos, fiz exposição coletiva em alguns museus”, relembra.
Seu trabalho artístico reflete a cultura negra baiana, que pode ser conferida nas obras disponibilizadas ao público que transitará pela ALBA nesta semana. “Também trabalho com o afro graffiti, sempre buscando representar pessoas negras das comunidades de Salvador. Eu gosto muito de trabalhar com essa representação. Minha expectativa aqui é que as pessoas gostem do meu trabalho e, acima de tudo, se sintam representadas”, apontou.
Niiny é estudante do curso de licenciatura em Desenho e Plástica na Universidade Federal da Bahia (Ufba) e dá aula de desenho e graffiti para discentes do Centro Estadual de Educação Profissional (Iceia) no Barbalho, em Salvador. Já participou de exposições e festivais nacionais e internacionais de graffiti em várias cidades do Brasil, incluindo Curitiba, no Paraná, Teresina, no Piauí, Aracaju, em Sergipe, e Caruaru, em Pernambuco.
Na capital baiana, suas obras podem ser encontradas em um museu no Pelourinho e no Museu de Arte Contemporânea (MAC), o antigo Palacete das Artes. Na internet, tem uma página na rede social Instagram com o perfil @niiny_4rt.