Foto: Reprodução/
Pep Guardiola ouviu uma provocação que provavelmente jamais escutou em sua carreira. Nos minutos finais da derrota do seu Manchester City para o Liverpool, neste domingo (1º), em Anfield, o espanhol escutou da torcida rival um cântico tradicional na Premier League. “Você será demitido amanhã!”, gritaram os fanáticos pelo Liverpool, em êxtase pela 18ª vitória em 20 jogos na temporada e que coloca o clube 11 pontos acima do próprio Manchester City, em crise e sem vencer há sete partidas somando todas as competições.
A reação de Guardiola foi em campo, como um reflexo. Com um riso irônico no rosto, o técnico do City fez o número seis com as mãos, em referência a todos os títulos do Campeonato Inglês que seu time conquistou, e exibiu para as arquibancadas de Anfield.
O espanhol repetiu o gesto ao fim do jogo, só que direcionado à torcida do City, como uma afirmação de todo o sucesso que o clube teve sob sua direção. Mas, na entrevista coletiva, Guardiola mostrou-se mais incomodado com a provocação.
“Gostaria que eles fossem mais simpáticos”, desabafou o técnico. “Por que eles não fizeram isso quando estava 1 a 0? Por que não fizeram isso na temporada passada, quando ganhamos a Premier League? Por que querem que eu seja demitido agora?”, seguiu Guardiola, que admitiu a surpresa com os gritos.
“Não esperava isso aqui em Anfield. De outros clubes, como Brighton, eu até posso entender, mas de Anfield eu não esperava, talvez pelo respeito que temos. Eles sabem que ganhamos seis títulos”, completou o treinador.
Esse foi mais um embate entre Guardiola e as arquibancadas do estádio do Liverpool nos últimos anos. Na temporada 2017/18, quando os times duelaram pelas quartas de final da Champions League, o ônibus do City foi atacado na chegada a Anfield, e o técnico desabafou após o jogo.
Em épocas mais recentes, o treinador também chegou a reagir pedindo que os fanáticos fizessem mais barulho durante um jogo da Premier League. Curiosamente, minutos depois, o Liverpool anotou o gol da vitória por 1 a 0, pela temporada 2022/23.