Foto: Getty Images/
A decisão do Real Madrid boicota a cerimônia da Bola de Ouro, que ocorreu nesta segunda-feira (28/10), em Paris, aconteceu após o clube merengue receber a informação de que Vinicius Jr. não seria o vencedor do prêmio, que será concedido a Rodri, jogador espanhol do Manchester City. Para os espanhóis, a escolha é ‘injusta’ e ‘vergonhosa’.
Segundo informações do canal ESPN, o clube cancelou a viagem de sua delegação por acreditar que a decisão é um ‘roubo histórico’ do evento, organizado pela revista France Football e a UEFA. Além de Vini, a delegação do Real incluía outros jogadores finalistas como Jude Bellingham, Dani Carvajal, Kylian Mbappé, Antonio Rudiger e Federico Valverde. Além disso, Andriy Lunin concorria como melhor goleiro, Arda Guler ao Troféu Kopa de melhor jovem, e Carlo Ancelotti como melhor treinador.
Vinicius Jr. era apontado como favorito ao prêmio após uma temporada de destaque, na qual conquistou a LaLiga e a Champions League, marcando gols decisivos. Por outro lado, Rodri, além de suas conquistas com o Manchester City, também venceu a Eurocopa com a seleção espanhola.
O prêmio para Rodri prolongará o jejum de vitórias brasileiras na Bola de Ouro, não conquistada por um jogador do país desde Kaká, em 2007. O atual detentor do troféu é Lionel Messi, que não está entre os indicados deste ano.