Dando continuidade às ações do mês dedicado aos cuidados com a saúde da mulher, a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza neste sábado (19), entre 8h e 16h, o Dia D do Outubro Rosa. A iniciativa acontece em mais de 100 unidades de saúde do município, com atendimento integral realizado por profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), como médicos, enfermeiros e dentistas.
Estão sendo ofertados encaminhamentos para agendamento de mamografia, consultas com ginecologistas e ultrassonografias (USG) de mama, transvaginal, tireoide, entre outros exames. Nos postos do Dia D do Outubro Rosa também são realizadas testagem rápida de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), aplicação de vacinas e avaliações com clínicos gerais e odontólogos, entre outros profissionais especializados.
A Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Matos, no Rio Vermelho, amanheceu decorada com elementos de cor rosa, em alusão à campanha, e cartazes com informações sobre a importância da prevenção, tudo isso para receber as pacientes neste Dia D. A procura foi grande desde o início da manhã, com várias mulheres de bairros vizinhos procurando atendimento e marcações.
Irenilda Oliveira Nascimento, moradora da Av. Vasco da Gama, estava completando 55 anos neste sábado, e aproveitou a data para cuidar de si mesma, indo até a UBS Vila Matos. “Estou achando ótima a ação. Eu me cuido direitinho, faço mamografia todos os anos e sei que a prevenção é o melhor caminho. Eu vim aqui há uns seis meses e fui bem atendida. Hoje, vou fazer a preventiva e outras coisinhas aqui. A equipe médica tem sido nota mil comigo, e as meninas do atendimento também”, disse.
A dona de casa Roseli Lisboa dos Santos, de 47 anos, é moradora da própria Vila Matos e também aproveitou a data para colocar a prevenção em dia, marcando exames de mamografia e ultrassom. “Já tenho um tempinho que eu não faço. Aí hoje estou relaxada e vim fazer. Todo mundo tem a oportunidade de vir aqui e marcar, de se cuidar, porque o câncer vem aí matando muitas pessoas, infelizmente, é preciso tomar cuidado”, afirmou.
Outra paciente que aproveitou o Dia D foi a cozinheira Luzia de Jesus Dias, de 47 anos, moradora da Federação. “Eu já consegui marcar quase tudo aqui, agora só está faltando um ultrassom de abdômen total. Faço mamografia de dois em dois anos, e os demais exames procuro fazer todo ano”, disse.
O gerente da UBS Vila Matos, Anderson Môrta, afirmou que o Dia D tem sido um sucesso: “A gente pensou em atender umas 500 mulheres hoje, mas já estamos ultrapassando, viu? Graças a Deus, porque a prevenção é fundamental”, disse. “Estaremos aqui o dia todo, e já decidimos estender o horário para poder atender todo mundo, porque muitas mulheres não podem vir pela manhã, então estaremos aqui também pela tarde, para poder continuar com os atendimentos”, completou.
O gerente destacou a ampla variedade de exames oferecidos: “Avaliação clínica, odontológica e nutricional e também consulta com clínico geral. Temos também as marcações para exames como USG mamária, transvaginal, mamografia e abdômen total. Para as pacientes que não têm uma guia, a gente está fazendo encaminhamento para ginecologista também, assim como para dermatologista”, explicou.
Em toda a cidade – Dandara Santos, técnica em Saúde da Mulher da SMS, destaca que o Dia D é uma oportunidade de proporcionar acesso aos serviços para aquelas que, devido às demandas diárias, não conseguem comparecer a uma unidade durante a semana.
“A proposta é que neste sábado a mulher se priorize, separe um momento para o autocuidado. Neste dia D teremos mais de 100 unidades abertas em diversos bairros de Salvador. Desta forma, cada um poderá identificar o posto mais próximo da sua casa e buscar o atendimento. Mesmo se a pessoa não tiver realizado agendamento, pode procurar as unidades, pois estaremos acolhendo e atendendo também por demanda aberta”, ressaltou.