Foto: Re´produção/
No jogo que abriu as semifinais da Copa do Brasil, melhor para o Atlético-MG. Em casa, o Galo mostrou mais uma vez sua força como mandante e, de virada, superou o Vasco por 2 a 1, e garantiu a vantagem de poder jogar por um empate na volta, em São Januário, para se classificar para a grande final do torneio.
O início de jogo na Arena MRV começou na sétima marcha. Marcado por uma correria fora do normal e em alta voltagem, a partida não demorou para ver a rede balançar. Em contra-ataque fulminante, o Vasco saiu na frente aos 14 minutos com gol de Philippe Coutinho, o segundo do meia desde o seu retorno ao futebol brasileiro.
Apesar do golpe inicial, o Atlético-MG não diminuiu o ritmo do seu estilo de jogo e buscou a virada ainda no primeiro tempo. Guilherme Arena deixou tudo igual com um chute indefensável aos 38 minutos, e Paulinho – revelado pelo Vasco – fez valer a ‘Lei do Ex’ para colocar o Galo na frente aos 44.
O segundo tempo teve uma rotação mais baixa que o primeiro, como era de esperar. O Vasco seguiu na estratégia de aproveitar os espaços dados pelo Atlético para jogar de forma vertical e objetiva, enquanto o Galo seguiu apostando no seu jogo de posse de bola para tentar aumentar sua vantagem no confronto. No entanto, o placar persistiu até o apito final.
Com a vitória mínima, o Atlético-MG garantiu a vantagem de jogar por um empate na volta, em São Januário, no dia 19 de outubro, às 18h30. Por outro lado, o Vasco terá que vencer por dois gols de diferença para se classificar para a final. Uma vitória vascaína por um gol de diferença leva a decisão da vaga para os pênaltis.