De volta à cidade de Cachoeira, neste sábado (29) o governador Jerônimo Rodrigues realizou uma série de compromissos institucionais, como a entrega de ambulâncias, motocicletas para a Polícia Militar e de certificados do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir) para comunidades remanescentes, através do Projeto Quilombo Legal. Ainda para o município, Jerônimo inaugurou a Sala Elas à Frente, projeto da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM), visitou a Feira Saúde Mais Perto e autorizou novas obras.
“Autorizamos a implantação do sistema de água para comunidades diversas, também está autorizada a elaboração do projeto da iluminação cênica dessa ponte maravilhosa: Cachoeira – São Félix, e assinei ordem de serviço para que a Conder elabore os projetos de imediato para a construção de encostas, além de pavimentação de estradas para zona rural, serão mais 24 quilômetros de asfalto”, enumerou o governador, lembrando que retorna à Cachoeira pela segunda vez esta semana, depois de participar do ato cívico que é parte dos festejos pela Independência da Bahia, na última terça-feira (25).
Os cachoeiranos acordaram cedo para acompanhar a inauguração da Sala Elas à Frente – Ialorixá Juciara da Paixão. O equipamento projetado pela SPM, em parceria com a prefeitura local homenageia Mãe Preta, como era conhecida Juciara da Paixão. Emocionada, a viúva da ialorixá, Maria Luiza Santos, agradeceu a homenagem. “Eu só tenho a agradecer por tudo que estão fazendo por ela, que eu sei que ela era uma mulher capaz, uma mulher guerreira, lutou muito por tudo. São poucas palavras, eu só tenho a agradecer mesmo”.
Além da unidade em Salvador, mais de 40 salas serão abertas no interior, ampliando o alcance do serviço. No equipamento, localizado na Casa 02 da Praça da Aclamação, no Centro, serão realizadas diversas atividades relacionadas à inclusão socioprodutiva e autonomia econômica das mulheres, como explicou a secretária de Políticas para as Mulheres, Elisângela Araújo. “Essa casa tem um papel importante na vida das mulheres de Cachoeira, do território, onde a gente vai fazer um trabalho de acolhimento, de atendimento, que vai se juntar com toda a rede. Vamos atender todas as mulheres do campo, das águas, da cidade, das florestas”, destacou a titular da SPM.
Regularização Ambiental
Como forma de assegurar a regularização ambiental, 1.142 famílias de seis comunidades remanescentes de quilombo receberam os certificados do Cefir/Quilombola. A iniciativa é promovida pelo Governo do Estado, por meio da parceria entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a Superintendência de Desenvolvimento Agrário (SDA) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). O ato atendeu moradores das comunidades de Catolé de Baixo e de Cima, Engenho Novo, Engenho da Cruz, São Francisco do Paraguaçu, Santiago do Iguape e Imbiara / Tombo, com aplicação de recursos da ordem de R$150 mil.
Para Itamara dos Santos, da comunidade Engenho da Cruz, o documento tem grande importância. “Isso representa muito. A gente já esperava há muito tempo. E graças ao governo, a CAR, a gente está recebendo. Estávamos aguardando isso aí para assentar a comunidade”.