Foto: Divulgação SSP/
A Polícia Técnica da Bahia iniciou na manhã de hoje (18), o Curso de Formação para peritos médico-legistas, criminais, odonto-legais e técnicos aprovados no concurso edital SAEB 04/2022. Última etapa do certame, o curso terá 10 semanas de duração e contará com aulas teóricas e práticas. “A chegada destes novos profissionais representa um passo muito importante para nosso projeto de reestruturação. É a possibilidade de recomposição de parte de nosso efetivo, para que assim possamos prestar um serviço mais eficiente à população”, pontuou Ana Cecília Bandeira, diretora-geral da Polícia Técnica.
Com disciplinas voltadas à criminalística, medicina forense, odontologia legal, identificação civil e criminal e áreas táticas operacionais, a exemplo de armamento e tiro e defesa pessoal, a carga horária será estabelecida de acordo com cada cargo.
“De maneira inédita, estamos com cursos de formação para as 4 forças, e isso vai representar um investimento de aproximadamente 3 mil profissionais”, explicou Marcelo Werner, secretário da SSP, ao falar da importância destes novos profissionais para as políticas de segurança pública.
Os cargos serão distribuídos entre 190 peritos criminais, 112 peritos médico-legistas, 13 peritos odonto-legais e 193 peritos técnicos, que atuarão na capital e no interior do Estado.
“O curso de Formação é para novos 508 alunos peritos que irão reforçar a segurança Pública de nosso Estado, enfrentar o crime organizado, mas acima de tudo cuidar das pessoas”, declarou Geraldo Júnior, vice-governador da Bahia.
As aulas teóricas serão ministradas no Colégio Estadual Manoel Novaes, no Canela, cedido pela Secretaria da Educação e na sede da Polícia Técnica, no Complexo situado nos Barris, em Salvador.
Texto: Ascom DPT