A Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE) participou do Encontro Nacional da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen) e da Confederação Brasileira das Associações e Sindicatos de Comerciantes em Entrepostos de Abastecimento (BR-Brastece) nos dias 6, 7 e 8 de março, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Nos dias dos eventos, foram discutidos o desenvolvimento dos mercados atacadistas de alimentos, economia circular, segurança alimentar, banco de alimentos e transição energética.
A SDE foi representada pelo diretor de Gestão de Mercados e Centrais de Abastecimento do Estado da Bahia, Lázaro José, que destacou a importância da participação do órgão no evento. “Diversos estados estiveram presentes nesse encontro e a cada dia que passa a luta das Ceasas do Brasil se fortalece no intercâmbio e na integração entre estados e municípios. Além das vastas experiências que conseguimos visualizar, através da organização de todo o planejamento da Ceasa do Rio Grande do Sul, conseguimos observar um trabalho importante em relação ao banco de alimentos, com a certeza que será trazido para Salvador”, ressaltou.
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e a Abracen firmaram acordo com assinatura do termo de compromisso, que disponibiliza R$ 8 milhões para implementação e modernização dos bancos de alimentos das centrais de abastecimento de todo o Brasil, associadas à Abracen.
A programação foi composta por cinco painéis, reuniões conjuntas e apresentação do livro ‘Agronegócio e Comercialização Agrícola’, do autor Rosivaldo Batista, e o protagonismo das mulheres nas centrais de abastecimento foi tema para homenagem durante o evento, que contou também com a cerimônia de comemoração de 50 anos da Ceasa do Rio Grande do Sul.
Fonte: Ascom/SDE