Foto: Reprodução/
Gildásio Rocha assume o novo cargo de diretor Administrativo e Financeiro do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A cerimônia de posse foi realizada na sede do Inmetro, Xerém-RJ, na quarta-feira, 21 de fevereiro.
“É com grande honra e compromisso que assumo esta nova missão na minha vida. Minha trajetória profissional sempre foi pautada pela dedicação e pelo comprometimento com a excelência na gestão pública e na busca pela qualidade dos serviços prestados à sociedade. Estou motivado e determinado a contribuir para o fortalecimento e o avanço das atividades do Inmetro, garantindo sempre a confiança e a credibilidade em nossas ações,” declara Gildásio Rocha.
Gildásio é natural da Bahia, graduado em Administração Pública pela Universidade Regional da Bahia (UNIRB). É especialista em Planejamento Urbano e Gestão de Cidades pela Universidade de Salvador (UNIFACS) e possui formação em Metrologia, e também é radialista.
A nomeação marca um feito histórico em sua carreira, sendo a primeira vez que um baiano assume o cargo de diretoria no Inmetro. Com mais de 25 anos de experiência na gestão pública, com atuações tanto no poder Executivo quanto no Legislativo, além de uma sólida trajetória na iniciativa privada, Gildásio Rocha traz consigo uma bagagem profissional diversificada e rica em conhecimento.
*Trajetória*
Ao longo da sua trajetória exerceu diversos cargos de destaque, onde foi diretor técnico e também diretor de regulação de mercado do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro); diretor-geral da Agência de Regulação de Serviços Púbicos de Energia, Transporte e Comunicação da Bahia (Agerba); subsecretário e diretor-geral de Gestão de Pessoas da Secretaria de Planejamento e Gestão da Prefeitura Municipal de Salvador; diretor Administrativo da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia; assessor de Planejamento e Gestão (APG) da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia; dentre outros cargos.
Também foram empossados, os novos diretores, Marcelo Luís Figueiredo Morais, no cargo de diretor de Metrologia Legal (Dimel); João Nery Rodrigues Filho (DConf), no diretor de Avaliação da Conformidade.
Os novos membros do corpo diretivo do Inmetro têm vasta experiência em suas áreas afins, bem como conhecimento das atividades da rede metrológica.
O presidente do Inmetro, Márcio André Brito, ressaltou a importância de um ter time preparado para atender aos anseios da rede metrológica do país, da indústria e dos consumidores.
“Temos um time capacitado e com força de trabalho para avançarmos e resgatarmos boas práticas para o desenvolvimento do Inmetro. Conquistamos abertura e reconhecimento junto ao governo federal, e pretendemos deixar um legado positivo, com muitos avanços para a rede metrológica, capilarizada em todo o país, através dos órgãos delegados”, disse Márcio André.