Foto: Reprodução/Redes
As fortes chuvas que atingem Salvador desta a tarde desta quarta-feira (20), provocaram uma série de transtornos na cidade, dentre eles: alagamentos, queda de árvores, energia e até mesmo a suspensão de voos e serviços.
Em nota emitida durante a tarde a Defesa Civil de Salvador (Codesal) emitiu alerta para de chuvas, com risco para alagamentos e deslizamentos de terra. Nas últimas seis horas a capital baiana registou aproximadamente 52mm de chuva na região do Alto do Cabrito e 51mm na Saramandaia e Campinas de Brotas. Já nos bairros da Pituba, Liberdade e Calçada choveu aproximadamente 44,5mm nas últimas seis horas. A média do mês de dezembro é de 63,4mm, segundo dados do boletim diário do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec).
As regiões mais afetadas pelas chuvas nas últimas horas são:
- Alto do Cabrito
- Saramandaia
- Nova Esperança
- Capinas de Brotas
- Itacaranha
- Calçada
- Liberdade – Vila sabiá
- Brotas
- Bom Juá
- Pituba – Parque da Cidade
Em razão das fortes chuvas atividades de pousos e decolagens foram suspensas no aeroporto Internacional de Salvador, segundo informou a Concessionária do Aeroporto de Salvador. O serviço foi retomado por volta das 19h.
Por conta da falta de energia o Plano Inclinado Liberdade-Calçada, teve seu fechamento antecipado em 1h e o Elevador Lacerda suspendou a operação por volta das 17h30, por causa dos raios. Por recomendação da capitania dos Portos a travessia Salvador-Mar Grande está suspensa.
Chuva na Bahia
Em decorrência das fortes chuvas, associadas a ventos de maior intensidade e descargas atmosféricas, que atingem diversos pontos do Estado nesta quarta-feira (20), a Neoenergia Coelba afirmou em comunicado enviado à imprensa na noite desta quarta-feira (20), que reforçou o contingente de profissionais de prontidão. “As equipes foram estrategicamente mobilizadas para atuarem no atendimento de ocorrências, na grande maioria provocadas por interferência de vegetações e objetos projetados contra a rede elétrica”.
A empresa afirmou, ainda, estar preparada para atuar em situações de maior porte como substituição de postes e reposição de componentes elétricos danificados. Em alguns chamados, o tempo de conclusão dos trabalhos pode ser comprometido devido à complexidade dos serviços e dificuldades de acesso motivados por alagamentos, desabamentos, vias bloqueadas, entre outros.
“Serviços essenciais como abastecimento de água e unidades de saúde terão atendimentos prioritários. A Neoenergia Coelba não medirá esforços para atender as ocorrências com a maior brevidade possível e manterá o regime de contingência até a normalização da situação”.