Líder do Hezbollah fará um discurso nesta sexta (04), existe o temor da guerra se espalhar pelo Oriente Médio

Foto: AL-MANAR/Handout via REUTERS

O teor do discurso do líder do Hezbollah, Sayyed Hassan Nasrallah, marcado para esta sexta-feira (3), provoca apreensão no mundo pelo temor de que a guerra entre o Exército de Israel e o grupo terrorista palestino Hamas se espalhe pela região. O tom do pronunciamento do chefe da organização extremista libanesa, aliada do Hamas, pode promover uma escalada nas tensões e, em consequência, expandir os ataques com foguetes contra o Estado judeu. Esta será a primeira vez que Nasrallah falará publicamente desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, no dia 7 de outubro. O pronunciamento está previsto para acontecer às 15h no horário local (10h no horário de Brasília).

A população do Líbano está preocupada com o discurso, uma vez que o país tem um histórico de confrontos armados com Israel — todos, sempre, resultaram em grande destruição. O sul libanês sofre significativamente mais com a resposta israelense do que qualquer outra região do país, o que inclui uma ocupação de 15 anos por Israel, entre 1985 e 2000.

“Mesmo entre os apoiadores [de Nasrallah, líder do Hezbollah], há pessoas que sentem que [o sul] sempre lutou contra Israel [no passado] e que, neste momento, não estamos prontos para uma guerra”, afirmou à emissora de TV árabe Al Jazeera um homem identificado só como Mohamad, residente do sul do Líbano. Ele não revelou o sobrenome, com medo de que o Hezbollah pudesse prejudicá-lo.

Postagens Relacionadas

Leave a Comment