Bahia supera reservas do Fluminense e abre cinco pontos do Z4 no Brasileirão

Fotos: Felipe Oliveira/EC Bahia

O Bahia fez o dever de casa e venceu por 1 a 0, nesta terça-feira (31), o Fluminense na Arena Fonte Nova. A partida isolada abriu a 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. O único gol do duelo entre tricolores baianos e cariocas foi marcado pelo centroavante Everaldo, de cabeça, aos 39 minutos do primeiro tempo. De olho na final da Libertadores contra o Boca Juniors, no próximo sábado (4), o Fluminense viajou à Bahia com um time completamente reserva — nem mesmo o técnico Fernando Diniz comandou a equipe, substituído pelo auxiliar Eduardo Barros.

O triunfo em casa faz o Bahia abrir, provisoriamente, cinco pontos da zona de rebaixamento. O time chegou aos 37 pontos, na 13ª posição, mas pode ser ultrapassado por Cruzeiro e Corinthians, que ainda jogam na rodada.

Fluminense domina primeira etapa

Mesmo com um time todo reserva, o Fluminense foi dominante durante toda a primeira etapa. Com Leo Fernández e Lelê, o Tricolor ficou próximo de abrir o marcador em duas oportunidades, carimbando a trave de Marcos Felipe. Com um Bahia acuado, o Flu gostou do jogo e deixou a torcida apreensiva na Arena Fonte Nova.

Por se tratar de um time pouco entrosado, o Fluminense teve problemas para acertar o último passe, o que foi fatal para não conseguir um melhor resultado nos primeiros 45 minutos.

Everaldo marca

Completamente dominado, o Bahia conseguiu abrir o marcador contra o desentrosado Fluminense na única jogada que acertou na primeira etapa. Camilo Cándido escapou bem pela esquerda e cruzou na medida para o matador Everaldo colocar o Bahia em vantagem na Fonte Nova.

O gol marcado pelo Tricolor de Aço soltou o grito entalado na garganta da torcida que lotou o estádio e estava apreensiva com a atuação ruim dos comandados de Rogério Ceni. Os baianos conseguiram ir para o intervalo com o 1 a 0, injusto naquele momento, no marcador.

Segundo tempo sem emoções

Mesmo não fazendo um grande jogo, o Bahia soube aproveitar a vantagem construída na primeira etapa para só administrar o segundo tempo diante dos reservas do Fluminense.

O que se viu na etapa final foi um jogo com poucas emoções e quase nenhuma chance clara de gol. Melhor para os baianos, que venceram e respiraram.

Visitante adorável

Se existe aquele visitante incômodo, o Fluminense é um dos mais adoráveis para seu rival. A equipe chegou ao 12º jogo sem conquistar uma vitória longe do Rio de Janeiro. Além disso, são 11 derrotas, sendo dez nessa sequência sem vitórias.

A última vez que o Flu venceu fora de casa foi em maio, diante do Cruzeiro, por 2 a 0, na 5ª rodada do Brasileiro. Ao todo, são duas vitórias e dois empates em 15 jogos.

Bahia se recupera

Depois de duas derrotas consecutivas que fizeram a equipe estacionar na luta contra o rebaixamento, o Bahia voltou a vencer no Campeonato Brasileiro.

Com um jogo a mais que o Goiás, hoje o primeiro time na zona de rebaixamento, o Tricolor de Aço abre cinco pontos de vantagem para os rivais, faltando sete jogos para disputar.

O jogo da história para o Flu

O próximo confronto do Fluminense é o jogo mais importante de sua história. No sábado (4), às 17h (de Brasília), no Maracanã, a equipe encara o Boca Juniors-ARG pela final da Copa Libertadores.

Será o Flu representando o Brasil com o sonho da sua primeira taça continental. No Brasileiro, volta a campo no dia 8, diante do Internacional, no Beira-Rio.

Mais um duelo tricolor

Depois de enfrentar o Fluminense, o Bahia joga fora de casa contra outro tricolor. A partida será no sábado (4), mesmo dia que o Flu joga a final da Libertadores, diante do Grêmio, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, às 19h30 (de Brasília), pelo Brasileirão.

Bahia 1×0 Fluminense

Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, Vitor Hugo e Camilo Cândido; Rezende, Yago Felipe (Léo Cittadini), Thaciano (Luciano Juba) e Cauly (Diego Rosa); Biel (Ademir) e Everaldo (Vinícius Mingotti). Técnico: Rogério Ceni.

Fluminense: Vitor Eudes; Guga, David Braz, Thiago Santos e Felipe Andrade (Arthur); Alexsander (Rafael Monteiro), Daniel, Giovanni (Isaac) e Leo Fernández; Yoni González e Lelê (João Neto). Técnico: Eduardo Barros.

Gols: Everaldo (38 min 1ºT) para o Bahia.

Cartões amarelos: Gilberto e Kanu (BAH); Thiago Santos, Leo Fernández e David Braz (FLU).

Renda e público: R$ 993.789,00/34.319 presentes.

Data e horário: terça-feira, 31 de outubro de 2023, às 19h (de Brasília).

Local: Arena Fonte Nova, Salvador (BA).

Motivo: Jogo válido pela 31ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Árbitra: Edina Alves Batista (Fifa-SP).

Auxiliares: Fabrini Bevilaqua Costa (Fifa-SP) e Evandro de Melo Lima (SP).

VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP).

Postagens Relacionadas

Leave a Comment