Bahia encra o Fortaleza na Arena Fonte Nova em busca de três pontos

Foto: Foto: LC Moreira

Bahia e Fortaleza se enfrentam neste sábado (21) na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro no que, pelo menos para Rogério Ceni, técnico do Tricolor baiano, é, talvez, hoje o maior clássico entre clubes do Nordeste. O jogo começa às 18h30 (de Brasília).

Ceni tem no currículo 153 jogos no comando do Fortaleza, o terceiro que mais vezes dirigiu o Leão, entre 2018 e 2020, com quatro títulos. Recentemente, o ex-goleiro foi ultrapassado pelo argentino Juan Pablo Vojvoda em número de partidas pelo Tricolor cearense. O atual comandante tem 187 aparições no banco de reservas, perdendo apenas para Moésio Gomes, com 229.

“Do time que eu trabalhei, acho que só o Tinga praticamente está lá. Então o que a gente tem é um respeito muito grande. Um clube que foi importante na minha história. Eu também acho que tenho coisas positivas que foram deixadas lá. E é um enfrentamento de tricolores. Talvez seja, hoje, o maior clássico do Nordeste”, disse Rogério Ceni.

O trabalho no Bahia é mais recente, começou em meados de setembro, com quatro jogos apenas, duas vitórias e duas derrotas. Ainda pouco tempo para dar sua cara ao time, a cara que deu ao Fortaleza em ano anteriores e que, agora, já sumiu com o trabalho vitorioso de Vojvoda.

“O time que eu criei ele já se transformou. Hoje é o Vojvoda que toca o Fortaleza. E nós vamos estudar bastante o Fortaleza, as características de hoje que tem o Fortaleza para a gente inserir no nosso jogo”, avaliou o técnico do Bahia.

Ceni x Vojvoda, até agora, está empatado. Foram quatro jogos, um quando Ceni estava no Flamengo, e outros três pelo Sã Paulo, É uma vitória para cada lado, e dois empates.

Situação no campeonato

O Bahia subiu para a 14ª colocação com o triunfo sobre o Inter, com 31 pontos, mas ainda está só um distante do primeiro time na zona do rebaixamento, o Santos, que tem 30.

Em 8º na classificação, com 42 pontos, o Fortaleza pode voltar ao G6, grupo que estará na Copa Libertadores em 2024, com uma vitória.

Os desfalques

O volante Rezende, pelo acúmulo de três cartões amarelos, está fora do Tricolor baiano. Acevedo deve ser a opção para o técnico Rogério Ceni.

Na zaga, Vitor Hugo sofreu um corte no rosto na vitória de 1 a 0 sobre o Inter, na quarta (18), e é dúvida. Raul Gustavo é a opção caso ele não jogue.

No Fortaleza há mistério sobre se o técnico Juan Pablo Vojvoda poupará muitos atletas já pensando na final da Copa Sul-Americana contra a LDU-EQU, em 28 de outubro, no Uruguai. O lateral Gonzalo Escobar e o atacante Yago Pikachu estão fora por suspensão por acúmulo de cartões amarelos.

Na esquerda jogará Bruno Pacheco, que é o titular da posição e foi poupado na derrota de 1 a 0 para o Vasco, na quarta (18). No ataque pode entrar Marinho, para ganhar ritmo de jogo após se recuperar de lesão no joelho direito que o tirou de combate por algumas semanas.

Bahia x Fortaleza

Bahia

Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, Vitor Hugo (Raul Gustavo) e Camilo Cándido; Acevedo, Yago Felipe, Thaciano e Cauly; Biel e Everaldo. Técnico: Rogério Ceni

Fortaleza

João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Zé Welison, Caio Alexandre e Pochettino; Marinho, Lucero e Guilherme. Técnico: Juan Pablo Vojvoda

Motivo: 28ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A
Data e Horário: 21 de outubro de 2023 (sábado), às 18h30 (de Brasília)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador

Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima
Auxiliares: 
Neuza Inês Back (SP-Fifa) e Francisco Chaves Bezerra Júnior (PE)
Árbitro de vídeo: 
Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN-Fifa)
Transmissão: Premiere

Postagens Relacionadas

Leave a Comment