Foto: Victor Ferreira/
Quando, oficialmente, foi divulgada a escalação do Vitória, a surpresa: Mateusinho escalado como ala pela esquerda. Encerrado o duelo com o ABC de Natal, vitória rubro-negra por 2 a 1, liderança da Série B retomada, o técnico Léo Condé analisou durante a coletiva na sala de imprensa João Borges Bougê no Barradão.
“Opção (escalação de Mateusinho) baseada nos últimos jogos, estruturação com os três zagueiros. Tivemos o retorno do Zeca e optamos pelo Mateusinho para ter mais profundidade. Ele já tinha feito jogos pelo Ypiranga de Erechim como ala. Nos treinamentos, eu tenho colocado ele por ali. Como eu falei, as equipes vão se estudando e temos que criar novas estratégias. Ele já tinha feito isso contra a Ponte Preta, no meu entendimento foi bem, por isso mantive na posição” justificou.
Sobre a atuação do time que conseguiu vencer somente nos minutos finais, Léo Condé avaliou:
“De modo geral enfrentamos um adversário muito fechado e tivemos dificuldade para agredir. No intervalo, fizemos uma correção de rota. Entendemos que poderíamos ter um segundo volante de mais construção, que foi o Gegê, e um meia (Giovanni Augusto) para ajudar também no setor. Ganhamos em posse de bola e criamos boas situações. Acho que o gol poderia até ter saído antes. Foi uma vitória muito importante, em um momento em que as equipes se estudam muito e fica difícil conquistar resultados positivos”.
Após recuperar a liderança com 41 pontos ganhos, o Vitória volta a jogar segunda-feira, dia 7, contra o Londrina, no Estádio do Café, em Londrina (PR). O atacante Léo Gamalho não poderá atuar porque sofreu a terceira advertência com cartão amarelo e cumprirá suspensão. Condé adiantou o provável substituto.
“O Iury (Castilho]) foi uma contratação que o clube conseguiu de última hora. Estava na Série A do Brasileiro. É um atacante de muita movimentação, pode ser centroavante e fazer o lado de campo. Nesse momento, naturalmente, ele é o substituto do Léo (Gamalho)”.
O comandante elogiou o volante Jhonny Lucas que iniciou jogando a partida contra a equipe natalense.
“Boa qualidade, muito dinâmico, talvez tenha se posicionado errado. Ele se posicionou um pouco errado, era para encostar no lado direito, acabou meio que se marcando, na ânsia de querer fazer muita coisa, jogou muito de costas, em cima dos volantes, função de um meia. Bom jogador que vai ter mais oportunidades, questão de ajustes, tem potencial e vai ser bastante utilizado”.
Léo Condé voltou a enaltecer o meia Giovanni Augusto que, mais uma vez, entrou bem ao substituir o zagueiro Yan Souto e, assim como no empate diante da Ponte Preta, domingo passado, foi decisivo no jogo com o ABC.
“Giovanni sabia que ia dar essa resposta, jogador de muito potencial, qualidade, meia mesmo. Capacidade de achar o passe, finalizar, cruzar, chute, vai ser um jogador muito importante nesta reta final de campeonato”.
Outro que mereceu elogios, quando a imprensa quis saber sobre a sua recuperação, foi o atacante Zé Hugo, autor do primeiro gol.
“Zé Hugo começou bem, depois teve queda em razão do problema dentário, atrapalhou um pouco. Jogador jovem, vai ter oscilações. Vivenciou os dois lados e está num momento de equilíbrio, tem um contra um, velocidade, drible, muito importante”.