A Bahia será palco de mais uma grande competição de judô, desta vez nacional, na Arena de Esportes da Bahia, após o sucesso da Copa Pan-Americana Cadete e Junior e o Open Pan-Americano Sênior Bahia 2023. O Campeonato Brasileiro de Judô Sub-21 Individual e por Equipes acontece nestes sábado, 05, a partir das 9h, com as disputas individuais, e domingo, 06, a partir das 10h, quando é a vez das equipes mistas subirem nos tatames.
Com a entrada gratuita. a competição é realizada pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), com a parceria da Federação Baiana de Judô (Febaju) e o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, celebra a realização dos principais eventos da modalidade no continente e no país consecutivamente no estado.
“A Bahia, em especial Lauro de Freitas, com a Arena de Esportes, já pode ser considerada a casa do judô no país por causa de um investimento forte do Governo do Estado no apoio para a realização destes eventos, que auxiliam no fomento da modalidade, garantindo a preparação e a participação dos nossos atletas. Eventos nacionais como este e o de ginástica, por exemplo, lotam o espaço com um público motivador na torcida”, pontua Vicente Neto.
Ao todo, 338 judocas, sendo 180 no masculino e 158 no feminino, de 25 estados brasileiros mais o Distrito Federal, participam da competição que também distribui pontos nas sete categorias femininas e sete masculinas para o ranking nacional, como parâmetro para a formação da Seleção Brasileira Junior do pan-americano e do mundial da modalidade. Já a competição por equipes mistas, com 20 equipes e 218 atletas inscritos, promete trazer duelos eletrizantes.
A programação inicia na tarde desta sexta-feira, 04, com o credenciamento, o sorteio das chaves e as pesagens oficiais. No sábado, após a cerimônia de abertura, às 8h20, acontecem os combates por categorias e as pesagens oficiais dos confrontos de domingo entre equipes. A delegação da Bahia, composta por 17 atletas, é uma das maiores do torneio. Dentre os baianos, os destaques são Peterson Araújo no masculino -73 kg e Rebeca Dantas no feminino -52 kg, que foram medalhistas de bronze na edição do certame no ano passado.
O presidente da Febaju, Marcelo Ornelas, destaca o desenvolvimento da modalidade no estado. “É de grande importância a realização de grandes eventos, proporcionando capacitações para a equipe de trabalho e o desenvolvimento técnico dos treinadores e atletas baianos. Fizemos uma capacitação no final de julho para cerca de 160 técnicos e árbitros de diversas cidades da Bahia, demonstrando a motivação do judô baiano em evoluir e buscar a excelência no crescimento coletivo”, pontua.
Fonte: Ascom/Sudesb