A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) iniciou o processo de renovação do parque semafórico da cidade, com a implantação de semáforos inteligentes. No total, ao longo de dois anos, deverão ser investidos R$23 milhões de reais na requalificação. A tecnologia permite o reconhecimento da demanda de veículos e pedestres em determinados locais, ajustando o tempo de abertura e fechamento ao tráfego no momento.
A Avenida Manoel Dias da Silva, na Pituba, é a primeira via onde os equipamentos estão sendo instalados. No local, 15 interseções semaforizadas já foram substituídas com a nova tecnologia. Além das três luzes características, a novidade é que os novos equipamentos dispõem de lâmpadas que se apagam no decorrer do tempo semafórico, como um temporizador, fazendo com que condutores e pedestres tenham previsão de quando haverá a mudança de sinalização.
“Esse investimento em tecnologia e em soluções de ponta visa melhorar as condições de mobilidade, sobretudo em trechos críticos e movimentados. Essa requalificação vai proporcionar a redução dos congestionamentos, já que os semáforos funcionarão de acordo com a demanda da via, em tempo real. Isso terá como consequência maior fluidez, com a diminuição do tempo de deslocamento, e mais segurança viária”, explica o superintendente da Transalvador, Decio Martins.
Com os semáforos inteligentes, é possível alterar o tempo semafórico, sempre considerando o fluxo de automóveis. Esse monitoramento é feito pelo Núcleo de Operação Assistida (NOA) do órgão. A Transalvador planeja alterar os semáforos dos principais corredores de tráfego da cidade – a próxima avenida que receberá a implantação dos semáforos inteligentes é a Afrânio Peixoto (Suburbana).
Comparação – Os semáforos convencionais funcionam seguindo planilhas com horários pré-programados, sem um sistema que permita mudanças em tempo real. Os novos equipamentos têm um sistema operacional mais atualizado e estão mais conectados ao dinamismo do trânsito.
O sistema que está sendo implantado leva em consideração também a ocorrência de um congestionamento ou movimentação atípica na região, projetando mudanças automáticas. Alguns desses equipamentos terão câmeras que servem unicamente para contabilizar o fluxo da via, ou seja, elas não estão sendo usadas como radares de velocidade.
Demais locais – A capital baiana já dispõe de 196 semáforos inteligentes que usam outra tecnologia que também altera a sinalização conforme a demanda da via. O sistema que está presente em grandes corredores de tráfego como as avenidas Garibaldi, Oceânica, Juracy Magalhães, San Martin e Dorival Caymmi.
Texto: Ascom/Transalvador