Foto Reprodução/
o Vasco quebrou sua série de dez jogos sem vitória, derrotando o Cuiabá, nesta segunda-feira (26), por 1 a 0, pelo fechamento da 12ª rodada do Brasileirão. O gol que definiu o placar saiu já perto do fim, num pênalti convertido por Jair, no Estádio Luso-Brasileiro. A partida foi no estádio da Portuguesa devido à interdição de São Januário. Assim, o Cruz-Maltino sobe uma posição, indo para o 18º lugar, com nove pontos. Esta foi apenas a segunda vitória da equipe no campeonato, enquanto o Cuiabá está em 16º, com 12 pontos ganhos.
Primeiro tempo
A primeira oportunidade do jogo foi do Cuiabá, quando Denílson chutou e Léo Jardim fez boa defesa. Posteriormente, foi a vez de Figueiredo arriscar finalização, que passou perto do gol de Walter. Mas o domínio das oportunidades foi mesmo do time visitante, que esteve perto do primeiro gol. Alan Empereur, em uma cabeçada, obrigiu a mais uma defesa do arqueiro vascaíno. Denílson, já mais perto do fim, bateu de longe e passou perto da baliza.
Segundo tempo
No segundo tempo, o Vasco voltou melhor que o Cuiabá e passou a chegar com mais perigo. Figueiredo chutou com perigo e Alex Teixeira perdeu uma grande chance, praticamente dentro da pequena área. Puma Rodríguez, num chute de fora da área, fez a bola passar muito perto do ângulo. O 0 a 0 persistia e a torcida vascaína já sofria, mas o drama começou a acabar aos 30 minutos, quando Figueiredo sofreu pênalti, marcado com apoio do VAR. Jair bateu no alto e fez 1 a 0. O sofrimento ainda duraria mais alguns minutos, com os cuiabanos indo para o ataque e tentando o empate a todos custo, mas a defesa cruzmaltina trabalhou bem e garantiu o resultado. O caminho ainda é longo, mas o Gigante da Colina ganha um respiro.
VASCO 1×0 CUIABÁ – 12ª rodada do Brasileirão Série A
Data e horário: 26/06/2023, às 21h (de Brasília)
Local: Estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro (RJ)
VASCO: Léo Jardim; Puma Rodríguez, Robson Bambu, Léo e Lucas Piton; Jair, Alex Teixeira e Marlon Gomes; Figueiredo, Rayan e Gabriel Pec. Técnico: William Batista.
CUIABÁ: Walter; Raniele, Marllon, Alan Empereur e Rikelme; Fernando Sobral, Filipe Augusto e Denilson; Jonathan Cafu, Deyverson e Wellington Silva. Técnico: António Oliveira.
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RN)
Auxiliares: Nailton Junior de Sousa Oliveira (Fifa-CE) e Maira Mastella Moreira (RS)
VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Cartões amarelos: Rayan, Gabriel PEC (VAS); Fernando Sobral, Denilson (CUI)