Foto Ibametro/
O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) tem atuado em parceria com a Polícia Civil para intensificar a fiscalização na venda de fogos de artifício, visando garantir a segurança e a conformidade dos produtos comercializados. A Operação Conjunta “Chamas”, que ocorreu nos dias 5 e 6, 13 e 16 de junho, é um exemplo concreto desse compromisso.
Durante a operação, foram realizadas um total de 32 visitas a estabelecimentos de venda de fogos de artifício em diversas localidades. Essas visitas têm como objetivo assegurar que os produtos disponíveis no mercado atendam aos requisitos de qualidade e segurança estabelecidos pelos órgãos competentes.
Entre os dias que antecedem o São João, as 32 visitas cobriram as localidades de Salvador, Lauro de Freitas, Feira de Santana, Serrinha, Santo Antônio de Jesus e Cruz das Almas.
É importante destacar que a Operação Conjunta “Chamas” conta com a participação de outros órgãos importantes, como a Delegacia do Consumidor (Decon), o Departamento de Polícia Técnica (DPT), o Corpo de Bombeiros Militar (CBMBA), o Exército Brasileiro, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) estadual e de Lauro de Freitas, a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) e o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA). A colaboração entre essas instituições é fundamental para fortalecer a segurança dos consumidores e prevenir acidentes relacionados ao uso de fogos de artifício.
Segundo Thales Dourado, Diretor-Geral do Ibametro, “Estamos empenhados em garantir a segurança e a conformidade dos produtos oferecidos aos consumidores. A Operação Chamas reforça nosso compromisso em promover a fiscalização efetiva, visando a prevenção de acidentes e a proteção da população.”
Gildásio Rocha, Diretor de Regulação de Mercado (DRM), acrescentou: “Nosso objetivo é garantir um ambiente de mercado seguro e justo para todos os consumidores . Através da Operação Conjunta ‘Chamas’, trabalhamos em estreita colaboração com os demais órgãos envolvidos para intensificar a fiscalização na venda de fogos de artifício. Estamos comprometidos em identificar possíveis irregularidades, assegurar a conformidade dos produtos e, acima de tudo, proteger a vida e a integridade daqueles que utilizam esses artefatos. Juntos, podemos celebrar com segurança e confiança.”
Os resultados dos exames realizados até o dia 15 de junho apontam que 2 amostras foram reprovadas no aspecto formal, devido à falta de indicação quantitativa, enquanto 3 amostras foram reprovadas no aspecto quantitativo. Essas constatações reforçam a importância contínua da fiscalização para garantir a conformidade dos produtos e a segurança da população.
A operação conjunta entre Ibametro e demais órgãos competentes orientam ainda a população a adquirir esses produtos somente em estabelecimentos devidamente autorizados e regulamentados, garantindo assim a sua própria segurança e bem-estar.