Terremoto na Turquia é um dos mais mortíferos deste século

 

Mais de 16 mil pessoas foram mortas e milhares ficaram feridas em decorrência do terremoto devastador que abalou a Turquia e a Síria na segunda-feira (6).Milhares de prédios desabaram nos dois países e agências humanitárias alertam para repercussões “catastróficas” no noroeste da Síria, onde milhões de pessoas vulneráveis ​​e deslocadas já dependiam de ajuda humanitária.

Grandes esforços de resgate estão em andamento com a comunidade global oferecendo assistência em operações de busca e recuperação.Enquanto isso, as agências alertaram que as fatalidades do desastre podem aumentar significativamente.

Comparação com outros terremotos globalmente

Em comparação com outros grandes terremotos em todo o mundo, o terremoto e tsunami de 2011 no Japão – no qual mais de 22.000 pessoas morreram ou desapareceram – registrou uma magnitude de 9,1.

Esse incidente deixou um rastro de destruição generalizada depois que paredes de água engolfaram cidades inteiras, arrastaram casas para rodovias e causaram o pior desastre nuclear já registrado no país.

Estima-se que um ano antes, em 2010, um terremoto de magnitude 7,0 no Haiti matou entre 220.000 a 300.000. Outras 300.000 pessoas ficaram feridas e milhões foram deslocadas.

Em 2004, um terremoto com magnitude estimada de 9,1 atingiu a costa de Sumatra, na Indonésia, causando um tsunami que deixou 227.898 pessoas mortas ou dadas como desaparecidas e dadas como mortas.

O terremoto mais forte registrado foi de magnitude 9,5 no Chile em 1960, de acordo com o USGS.

Postagens Relacionadas

Leave a Comment