Alerta
O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou um alerta para chuvas intensas na área demarcada de laranja no mapa acima: todo o estado do Sergipe e parte da Bahia. O aviso tem duração até às 10:00h da manhã de sexta-feira (24).
Perigo
Lembrando que a cor laranja do alerta indica perigo. Esse tipo de alerta é categorizado pelo INMET como uma situação meteorológica perigosa.
Alerta Laranja – Perigo
Riscos potenciais: “Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.” Veja o aviso na íiacute;ntegra
BA e SE
Algumas cidades do Bahia e do Sergipe onde o Clima Ao Vivo possui câmeras que estão dentro do alerta.
Bahia: Camaçari, Curaçá, Entre Rios, Ipirá, Madre de Deus, Paulo Afonso, Salvador e Saubara.
Sergipe: Estância.
Área afetada
Aviso para as áreas: Leste Sergipano, Agreste Sergipano, Sertao Sergipano, Nordeste Baiano, Norte Baiano, Sul Baiano, Recôncavo Baiano, São Francisco Baiano.
Entenda a classificação do INMET
Alerta Vermelho: Grande Perigo. Situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional.
Alerta Laranja: Perigo. Situação meteorológica perigosa.
Alerta Amarelo: Perigo Potencial. Situação meteorológica potencialmente perigosa.
Como saber se a chuva é forte?
De acordo com a UENF (Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana), os parâmetros que definem a intensidade da chuva são os seguintes: para volumes de 1,1 mm a 5 mm é considerado chuva fraca; de 5,1 a 25 mm é considerada moderada; de 25,1 a 50 mm é forte; e a partir de 50 mm é muito forte.