(FOTO LUIS ROBAYO / AFP)
Luiz Felipe Scolari anunciou a aposentadoria do futebol, neste domingo (13), durante uma live feita pelo próprio Athletico-PR. Ele vai continuar no clube, mas na função de diretor técnico. Inclusive, o novo cartola da equipe rubro-negra anunciou ainda o novo treinador da equipe para a próxima temporada.
“Eu vou parar como treinador, o novo comandante deve ser o Paulo Turra, serei o diretor técnico, um cargo novo, que não conheço muito bem, mas que vou procurar aprender o mais rápido possível“, disse o agora ex-treinador.
De acordo com Felipão, o seu substituto deve ser Paulo Turra, que fazia o papel de auxiliar da sua comissão técnica. O anúncio, no entanto, ainda não foi oficializado pelo Furacão.
Aos 74 anos, Felipão assumiu o Furacão pela primeira vez na carreira na atual temporada e iniciou um trabalho de recuperação no clube, que vivia um momento delicado. O treinador arrumou a casa e levou o clube à final da Conmebol Libertadores, competição em que o Athletico-PR foi segundo, perdendo para o Flamengo.
Felipão foi um dos maiores treinadores da história do futebol. Além de ter sido o técnico da seleção brasileira no penta da Copa do Mundo em 2022, ele fez história comandando Palmeiras, Cruzeiro e Grêmio.
Pelo clube paulista, faturou a Libertadores de 1999, a Copa do Brasil em 1998 e 2012, a Mercosul de 1998, o Rio-São Paulo de 2000 e o Brasileirão de 2018.
Com o Imortal, ele foi tricampeão do Gaúcho (1987, 1995 e 1996), campeão da Copa do Brasil (1994), da Libertadores (1995), da Recopa Sul-Americana (1996) e do Brasileirão (1996).
No Cruzeiro, faturou o Sul-Minas em 2001, além de ter sido campeão da Copa do Brasil em 1991 pelo Criciúma. Felipão também treinou a seleção de Portugal, o Chelsea, o Guangzhou Evergrande, da China.