Por meio de um comunicado enviado à imprensa, a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA) afirmou que as forças estaduais de segurança (Polícias Militar, Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros) iniciaram, na noite de segunda-feira (31), a atuação para desmobilizar grupos bolsonaristas que realizam bloqueios em rodovias baianas, em protesto ao resultado das eleições presidenciais deste ano. O gestor da pasta, Ricardo Mandarino, reiterou a importância de respeitar a democracia.
“Vamos garantir a liberação das estradas. Não vamos permitir que alimentos, pessoas com enfermidades e trabalhadores sejam impedidos de se deslocar. O resultado democrático das urnas será respeitado. Aqui, na Bahia, o mais importante é o respeito à democracia”, afirmou o secretário.
Além das ações com unidades especializadas e territoriais, a SSP ativou o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), sediado no Centro de Operações e Inteligência (COI). Na unidade, representantes de órgãos estaduais, federais e municipais darão suporte e acompanharão as movimentações em todo o estado. Câmeras da SSP auxiliarão no monitoramento.
Conforme a Polícia Rodoviária Federal, somente na Bahia, cinco trechos estão interditados por manifestantes. No km 744 da BR-101, em Itaberaba, ocorre a interdição total da pista, assim como no km 806, em Itamaraju; no km 444, em Ubaitaba; e no km 712, em Eunápolis.
Ainda conforme o balanço da PRF, divulgado às 10h desta terça-feira, no km 875 da BR-101, em Teixeira de Freitas, manifestantes informam que será somente permitido a passagem de ambulâncias.
Outros nove trechos que estavam interditados foram totalmente liberados pela PRF entre a noite desta segunda-feira (31) e a manhã desta terça (1º).