FOTO: FELIPE OLIVEIRA/EC BAHIA/
A Copa do Nordeste 2023 deve ter seus detalhes definidos nesta terça-feira (25), durante reunião na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O encontro vai contar com representantes dos tipos participantes da competição, incluindo o pré-Nordestão.
Para esta reunião, o principal dilema da CBF é conseguir o apoio de todas as federações estaduais com a liberação de datas da sua competição, abrindo mão para a disputa da Copa do NE.
A princípio a competição começaria no início de janeiro com as equipes que não garantiram vaga de maneira antecipada para a fase de grupos. A intitulada Pré-Copa do Nordeste teria a participação de 16 times que jogariam duas fases eliminatórias na casa do time melhor ranqueado e os quatro classificados se juntariam aos 12 já garantidos na 2ª na fase.
Já estão garantidos na disputa ABC (RN), Atlético de Alagoinhas (BA), Bahia (BA), Campinense (PB), Ceará (CE), CRB (AL), Fluminense (PI) Fortaleza (CE), Náutico (PE), Sampaio Corrêa (MA), Sergipe (SE) e Sport (PE).
Outra discussão levantada é a conquista da vaga para a Pré-Copa do Nordeste. A Liga optou em utilizar o ranking da CBF como parâmetro para decidir quem seriam os participantes. Contudo, alguns clubes se sentem desprestigiados por conta da campanha no estadual no ano anterior terem sido melhor comparado com os “agraciados” com a vaga.
Com esse critério defendido pelos responsáveis pela competição, o Vitória (25º), CSA (30º), Confiança (44º), Santa Cruz (46º), Ferroviário (52º), América-RN (61º) e Treze (67%) garantiram vaga para a fase eliminatória.
Os 16 times classificados (os 12 mais os quatro do Pré-Nordestão) serão divididos em dois grupos de oito. O regulamento segue o mesmo das últimas duas temporadas. Os times de um grupo enfrentarão os do outro, totalizando oito rodadas. Os quatro primeiros colocados avançarão às quartas de final, que serão em jogo único, assim como as semifinais. Só a grande final acontecerá em ida e volta.
Uma das novidades deste ano é o aumento na premiação. O campeão da Copa do Nordeste poderá faturar R$ 6,4 milhões. Todas as fases tiveram reajuste. Quem entrar na fase preliminar, por exemplo, já terá garantido pelo menos R$ 120 mil.
Pré-Nordestão
A grande polêmica da reunião foi mesmo em relação aos critérios para composição do pré-Nordestão. Com a diminuição no número de equipes, a CBF chegou a divulgar uma tabela privilegiando o ranking nacional. Mas durante a reunião mudou de ideia e passou a considerar, como primeiro critério, a classificação nos estaduais. Nove times entraram pela disputa doméstica (vice-campeão ou melhor colocado subsequente) e outros sete através do ranking.
Pelo critério privilegiando os estaduais, os 16 times do pré-Nordestão são os seguintes:
- AL: ASA (estadual)
- BA: Jacuipense (estadual) e Vitória (ranking CBF)
- CE: Caucaia (estadual) e Ferroviário (ranking CBF)
- MA: Cordino (estadual) e Moto Club (ranking CBF)
- PB: Sousa (estadual) e Botafogo-PB (ranking CBF)
- PE: Retrô (estadual) e Santa Cruz (ranking CBF)
- PI: Altos (estadual)
- RN: Potiguar de Mossoró (estadual) e América-RN (ranking CBF)
- SE: Falcon (estadual) e Confiança (ranking CBF)
Calendário
Para atender às federações, a CBF resolveu estender a Copa do Nordeste para além do período dos estaduais. Assim, a competição regional vai invadir o calendário do Campeonato Brasileiro, com final prevista para o dia 5 de maio. Já descontando as datas do Nordestão, os estaduais teriam 12 datas livres no calendário, com a última em 9 de abril.
Datas da Copa do Nordeste:
- Pré-Copa #1 – 5 de janeiro
- Pré-Copa #2 – 8 de janeiro
- Rodada #1 – 22 de janeiro
- Rodada #2 – 5 de fevereiro
- Rodada #3 – 15 de fevereiro
- Rodada #4 – 18 de fevereiro
- Rodada #5 – 22 de fevereiro e 1º de março
- Rodada #6 – 5 de março
- Rodada #7 – 8 de março e 15 de março
- Rodada #8 – 22 de março
- Quartas de final – 26 de março
- Semifinais – 29 de março
- Finais – 19 de abril e 3 de maio