A declaração do Bispo do Morto, Manuel Linda, não pegou nada bem para alguns portugueses, principalmente, para os que são tutores de animais. Isso porque o Bispo criticou quem sibstitui o desejo de ter filhos por animais de estimação. Após a polêmica, o religioso foi duramente criticado
No dia 13 de outubro, o Bispo do Porto disse: “Todos os contactos e relacionamento criam especiais laços de amizade. Mas os laços de sangue entre pais e filhos possuem uma tal força que nada os desfaz. Nunca os substituamos pelo apego a um qualquer animal de estimação, típico das sociedades decadentes”.
No Twitter, o Bispo foi duramente criticado pelos internautas. “Exmo. Senhor Bispo, ainda está para ser descoberto o animal de estimação que tenha abusado de menores ao contrário de muitos padres. Animais de estimação 1 – padres abusadores de crianças 0”, disparou um usuário.
“O Bispo do Porto é o exemplo negativo, pelo qual a Igreja Católica está em decadência. Quem não entende que “o apego aos animais”, à natureza e à vida no planeta, é uma das formas mais elevadas de promover o amor e dignificar a criação, não só não serve a Igreja como lhe é nocivo”, escreveu o segundo.
“Gabo-lhe a coragem ao escrever este tweet porque noção é 0 (zero) mesmo”, ironizou o segundo.
Ao CNN Portugal, um homem identificado como Carlos de 31 anos, disparou: “Prefiro ter dez animais a uma criança”. A jovem de 25 anos, chamada Jéssica, também endossou a falta de vontade de ter um bebê e afirmou ter “pânico de engravidar”.
Carlos contou que ele e sua companheira, Margarida, estão juntos há um ano e meio e decidiram não ter filhos. Contudo, eles têm duas doguinhas, uma da raça galgo inglês, a Rosa, e outra sem raça refinida (SDR), a Kila. As pets, de acordo com o casal, “são membros da família”. Carlos ainda acrescentou: “Só falta sentarem-se à mesa conosco”.
Ele ainda comentou sobre a retribuição de todo amor e carinho dado as pet. “Acabam por nos recompensar de uma forma que uma criança até certa idade não o fará. Sempre que chego a casa tenho uma manifestação de carinho super estridente, e isso conforta-me tanto em tantos momentos”, disse.
Já Jéssica é noiva há dois anos de um português chamado Ricardo e eles também não fazem questão de ter filhos. Ela até confessou: “Eu costumo dizer que os meus gatos são os meus filhos”
A portuguesa, porém, ponderou dizendo que não descarta totalmente a possibilidade de engravidar, mas que, pelo menos, “nos próximos dez anos não se vê tendo uma criança”. “Adoro crianças, mas trazer neste momento uma criança ao mundo seria impensável”, afirmou.
Ainda no início do mês de outubro, o Bispo se envolveu em outra polêmica ao alegar que abusos sexuais na Igreja não são um “crime público” para se defender por não denúncias taia abusos relatados à ele. O sacerdote ainda disparou, à CNN Portugal, que “não há obrigatoriedade de denúncia”. Veja declaração completa.