O Progressistas (PP) acionou o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados para pedir a cassação do deputado federal mineiro e ex-presidenciável André Janones (Avante). Segundo o partido do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), o apoiador do candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria divulgado fake news e espalhado discurso de ódio.
A informação do recurso contra Janones foi confirmada pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI). O PP, não só o ministro, apoia a candidatura à reeleição de Jair Bolsonaro (PL) desde o primeiro turno e forma o núcleo duro do governo no Congresso, junto com o partido do presidente e o Republicanos.
“O único objetivo do nobre deputado é a vitória de seu candidato à presidência, Lula, ainda que para isso haja a violação das normas postas e a quebra do decoro parlamentar esperado”, afirma a legenda, no representação ao Conselho de Ética.
Segundo o PP, “nota-se que o TSE possui recente precedente que cassou o diploma de parlamentar por divulgação de notícia falsa e ofensiva por parlamentar federal, em prol de seu candidato, que é exatamente o caso dos presentes autos”. Embora não tenha citado o nome, a declaração se refere ao aliado bolsonarista Fernando Franceschini. Fonte: CNN Brasil