Foto Reprodução/
Pelo menos, não teve momentos de muita baixaria como em debates anteriores, o formato de debate da Band e associados, deixou os candidatos mais leves e soltos. Houve ate, uma melhor discussão de ideias.
No primeiro bloco, Lula foi o “dono da bola”, no segundo bloco, Bolsonaro sobre controlar melhor, inclusive o tempo.
Nos outros blocos, houve mais equilibrio.
A lição foi que os candidatos tiveram uma postura um pouco melhor que no primeiro turno, procurando comparar mais seus governos, seus acertos, do que explorar trocas de acusações.
Não acredito que deu para melhorar as posições dos candidatos, diante dos indecisos. Mas, pelo menos esta campanha presidencial de 2022, teve um momento de mais serenidade.e lucidez.
No geral, deu empate, com ligeira predominância de Lula, pricipalmente pela sua participação no primeiro bloco. Quando Lula falou de universidades, pandemia e melhoria de vida dos brasileiros.
Nos outros, Bolsonaro contou com ajuda do seu ex- desafeto, que na reta final das eleições, terminou se unindo depois ao Presidente, me refiro ao ex- Juiz Moro, hoje eleito parlametar.
No segundo o Bolsonaro explorou corrupção, “petrolão”, e levou uma lgeira vantagem, por Lula se perder no controle do tempo.
Resultado? O debate terminou quulibrado para maioria dos analistas políticos. Foi mais light…
Por Rainundo Rui