A nova pesquisa eleitoral Genial/Quaest sobre a corrida presencial 2022 mostra que o ex-presidente Lula (PT) tem 49% das intenções de voto, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 41%. Outros 6% vão votar branco ou nulo e 4% estão indecisos.
Em relação ao levantamento anterior, de 6 de outubro, o cenário é de estabilidade. Enquanto Lula teve variação positiva de um ponto percentual, Bolsonaro ficou com os mesmos 41%. O número de indecisos caiu três pontos e a variação dos que vão anular o voto foi de dois pontos para cima.
Foram ouvidos 2 mil eleitores entre os dias 10 e 12 de outubro de forma presencial. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o registro no TSE é BR-07106/2022.
O petista ampliou a margem de vantagem no Nordeste, onde cresceu de 62% para 68%, e no Norte, onde variou de 51% para 53%. Nas outras regiões, Bolsonaro tem vantagem: no Sudeste, o presidente vence por 46% contra 41%, no Sul por 53% contra 36% e, no Centro Oeste, Bolsonaro tem 52%, enquanto Lula tem 39%.
- Em relação aos apoios do primeiro turno, a pesquisa Genial/Quaest mostra uma disparada de Lula entre os que escolheram Ciro Gomes (PDT) no primeiro turno. Na pesquisa anterior, 39% dos eleitores do pedetista pretendiam votar em Lula. Agora, são 54%. Outros 21% disseram que votarão em Bolsonaro.
Os eleitores de Simone Tebet (MDB) estão mais divididos: 25% pretendem votar no petista, enquanto 28% votarão em Jair Bolsonaro.
-
Eleitores prováveis
A pesquisa Genial/Quaest passou a divulgar um modelo chamado de “likely voters”, ou seja, “eleitores prováveis”. O procedimento tem como objetivo minimizar os efeitos da abstenção, tornando as pesquisas mais próximas do resultado nas urnas.
Nesse modelo, Lula aparece com vantagem de seis pontos em votos válidos: 53% contra 47% de Bolsonaro.
Qual a data do segundo turno das Eleições 2022?
O segundo turno será disputado no dia 30 de outubro, último domingo do mês. Assim como no primeiro turno, o horário em que os colégios eleitorais estarão abertos para receber os eleitores será das 8h às 17h no horário de Brasília. Locais com fuso diferentes do da capital deverão adaptar seus horários para que o encerramento em todo o país seja simultâneo.