Foto Reprodução/
O vereador de Salvador, Randerson Leal, é advogado com especialidade em direito do consumidor, ele orienta os pais sobre os cuidados com os brinquedos que são adqueridos, para as comemorações do dia da Criança.
O vereador Randerson Leal, disse os produtos destinados ao público infantil, de 0 a 14 anos, devem trazer a classificação indicativa da idade adequada, além de orientações e advertências para a segurança das crianças e manual de instruções em português. Os brinquedos não podem conter metais pesados, bordas cortantes e partes pequenas que posam ser engolidas ou inaladas.
Ele explicou também, que os pais ou responsáveis, deve Retirar a embalagem do brinquedo antes de entregá-lo à criança, a fim de prevenir acidentes com grampos e similares, e até mesmo o risco de sufocamento com sacos plásticos. Brinquedos eletrônicos: os pais devem redobrar a atenção com esses brinquedos. Se usados indevidamente, ou se mal projetados ou construídos, podem causar graves acidentes, como choque elétrico ou queimaduras.
Leia com atenção as instruções de uso presentes na embalagem ou em seu interior e procure repassar estas instruções para a criança. Procure, ainda, supervisionar o uso do brinquedo pelas crianças.
Randerson Leal que ja foi presidente do IBAMETRO, orirenta que em caso de
Denúncia, de brinquedos e outros produtos suspeitos, denuncie para a Ouvidoria do Ibametro pelo telefone 0800 071 1888 ou pelo Aplicativo do Ibametro, disponível gratuitamente para smartphones.
Por Raimundo Rui