Se por um lado o Grêmio não fez uma atuação ruim como as de costume longe dos domínios, voltou a perder fora de casa. Com falhas do sistema defensivo, a equipe de Renato Portaluppi levou 2 a 1 do Sampaio Corrêa, na noite desta sexta-feira, pela 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Tricolor marca passo, mas mantém a vice-liderança da competição, já que o Bahia foi derrotado pela Chapecoense.
Aos 15, no primeiro ataque, Rafael Vila fez 1 a 0. Na etapa final, Gabriel Poveda se aproveitou de mais uma falha do sistema defensivo e ampliou. Elkeson até descontou no fim, mas não foi suficiente para evitar a derrota.
Renato mandou a campo uma equipe bastante descaracterizada para a partida no Maranhão. Diante das quatro suspensões, fez alterações em todos os setores. Teve a volta de Kannemann na zaga, depois de três meses. Geromel, por sua vez, foi preservado, e Natã atuou. Na direita, Rodrigo Ferreira foi para o time. Lucas Silva, Thiago Santos e Bitello fizeram a trinca no meio e, sem Diego Souza, Elkeson comandou o ataque.
Mesmo jogando fora de casa, e com retrospecto ruim como visitante, foi o Grêmio quem insistiu nas primeiras descidas ao ataque. E pelo lado esquerdo, nas combinações de Nicolas e Guilherme. Nos primeiros 10 minutos, foram três tramas pelo setor. No entanto, na hora do último passe, buscando o comando de ataque, faltava capricho ao Tricolor.
O castigo veio rápido e, na primeira descida, o Sampaio Corrêa abriu o placar. Aos 14 minutos, depois de um levantamento pela direita, o goleiro dos donos da casa saiu para ficar com ela e viu muito bem o time do Grêmio desencaixado, fora de posição. Ele fez ligação rápida para o setor direito. Com a defesa desprevenida, Rafael Vila arrancou, invadiu a área e chutou forte, sem chances para Brenno, fazendo 1 a 0.
Quatro minutos depois, com novo escanteio pela esquerda, parecia que o Grêmio iria chegar à igualdade no marcador. Após a batida, Elkeson finalizou no alto e ela foi morrer no fundo da rede de Luiz Daniel. No entanto, o VAR chamou o árbitro Rafael Traci para conferir o lance. No vídeo, ficou claro o toque de mão do atacante Tricolor para marcar, e o gol foi corretamente anulado.
O Sampaio Corrêa, para além do gol, praticamente não produziu. Deu apenas uma finalização: a bola que morreu nas redes. O Grêmio, apesar de insistir pelas jogadas de linha de fundo e ocupar mais o campo adversário, também não criou grandes chances claras. E, assim, o primeiro tempo acabou mesmo com vantagem mínima dos donos da casa.
E se por um lado o Grêmio contou com a volta de Leo Gomes no time principal depois de três anos (entrou no lugar de Rodrigo Ferreira, que mais uma vez comprometeu), também teve uma perda importante. Jhonata Robert, que voltou contra o Sport depois de quase um ano parado, sentiu lesão em um lance de azar, sozinho, na tentativa de um drible. Ele também precisou ser substituído.
Aos 36, quando a partida parecia resolvida, o Grêmio voltou a dar emoção para o jogo. Thiago Santos acionou Elkeson, que girou na área e bateu cruzado. A bola tocou na trave direita e o goleiro chegou a mandar ela para longe da direção do gol. Mas o esforço foi inútil, porque a bola ultrapassou claramente a linha, garantindo o desconto em 2 a 1.
Apesar disso, não houve tempo. O Grêmio não conseguiu pressionar e o placar se manteve, assim como a sina de derrotas fora de casa na Série B do Brasileirão.
Série B – 32ª rodada
Sampaio Corrêa 2 x 1 Gremio
Luiz Daniel; Mateusinho (Mauricio), Joécio, Allan Godoi e Pará (Lucas Hipólito); André Luiz, Ferreira (Eloir), Rafael Vila (Lucas Araújo) e Catatau; Pimentinha e Poveda (Rafael Costa). Técnico: Léo Condé
Grêmio 1
Brenno; Rodrigo Ferreira (Leo Gomes), Natã, Kannemann e Nicolas; Thiago Santos, Lucas Silva (Thaciano) e Bitello; Guilherme (Jhonata Robert/Pedro Lucas), Biel e Elkeson. Técnico: Renato Portaluppi
Gols: Rafael Vila (15/1T) e Gabriel Poveda (11/2T), Elkeson (36/2T)
Arbitragem: Rafael Traci (SC)
Cartões amarelos: André Luiz (Sampaio Corrêa), Guilherme (Grêmio)
Local: Estádio do Castelão, em São Luís (MA)