Pesquisa do Ipec divulgada pela Rede Bahia na noite de sexta-feira (23) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 65% das intenções de votos na Bahia. Principal concorrente do petista no estado e no geral nacional, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar, com 18%.
O mesmo levantamento aponta a liderança do candidato a governador ACM Neto (União) no primeiro e no segundo turnos e do senador e postulante à reeleição Otto Alencar (PSD) na disputa para o Senado. Caso este resultado se confirme, será a primeira vez desde 1982 que o vencedor para o governo não conquista uma vaga na Câmara Alta.
A pesquisa ouviu 1.504 pessoas entre os dias 20 e 22 deste mês. Tem margem de erro de três pontos percentuais para cima ou para baixo e nível de confiança de 95%. Está registrada na Justiça Eleitoral sob os números BA – 05576/2022 (TRE) e BR – 04999/2022 (TSE).
Na primeira rodada do Ipec, divulgada em agosto, o Ipec apontava 61% para Lula – alta de quatro pontos – e 20% para Bolsonaro, que caiu dois pontos, dentro da maregem de erro.
Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro (4%), seguido de Simone Tebet (MDB), que tem 3%.Soraya Thronicke (UNIÃO), que na primeira pesquisa não pontuou, agora tem 1%.
Não atingiram 1% das intenções Constituinte Eymael (DC), Felipe d’Avila (NOVO), Léo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Vera (PSTU). Quem também não pontuou foi Padre Kelmon, petebista que substitui Roberto Jefferson após ele ter seu registro negado pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Brancos e nulos somam 4%, outros 4% não souberam responder. A pesquisa usou o cenário estimulado, em que o entrevistado recebe a lista de candidatos.