No penúltimo teste antes da Copa do Mundo do Qatar, a Seleção Brasileira não encontrou dificuldades para vencer Gana por 3 a 0 no Estádio Oceáne, em Le Havre, na França. No amistoso desta sexta-feira, os comandados de Tite resolveram tudo ainda no primeiro tempo com gols de Marquinhos e Richarlison, duas vezes. Neymar deu duas assistências. Autor de dois gols, Richarlison colocou de vez o nome na lista do técnico Tite para a Copa do Mundo. Apareceu bem, teve bons lances e decidiu a partida para a Seleção Brasileira, se mostrando cada vez mais útil e confortável nos esquemas do treinador.
OS TESTES DE TITE
Tite testou uma formação inédita na partida com Éder Militão na lateral direita e um quinteto ofensivo com Neymar mais na criação, além de Lucas Paquetá recuado, Vini Jr, Raphinha e Richarlison. O resultado foi positivo. O zagueiro improvisado foi bem e seguro ao longo do jogo, enquanto o movimento de ataque funcionou com qualidade.
OS GOLS
Raphinha cobrou escanteio pelo lado direito, e Marquinhos subiu livre na pequena área, mandando para o fundo da rede aos oito minutos. Aos 27, Richarlison recebeu de Neymar após boa jogada coletiva e deu bela finalização de primeira no canto. Aos 39, Neymar cobrou falta e o camisa 9 subiuu para cabecear e ampliar.
SÓ DÁ BRASIL
O Brasil foi avassalador no primeiro tempo. Gana teve apenas um chute – sem perigo – logo no início, mas os brasileiros dominaram todas as ações, chegando a 13 finalizações. Com uma formação inédita, o técnico Tite viu uma boa movimentação do quinteto ofensivo. Marquinhos abriu o placar de cabeça após escanteio de Raphinha. Depois, Richarlison aproveitou duas assistências de Neymar para ampliar.
VITÓRIA
Tite usou o segundo tempo para promover diversas mudanças e a Seleção não conseguiu voltar a marcar. Neymar até tentou, achou alguns bons passes, mas os atacantes não acertaram mais o gol.
Gana até teve duas boas chegadas, mas também não passou por Alisson. No fim, vitória assegurada e invencibilidade mantida para o Brasil, que não perde desde a final da Copa América em 2019.
E AGORA?
Agora a Seleção Brasileira embarca rumo a Paris para o último jogo antes da Copa do Mundo do Qatar. Na terça-feira, os comandados de Tite enfrentam a Tunísia no Parque dos Príncipes, casa do Paris Saint-Germain, às 15h30 (de Brasília).
FICHA TÉCNICA
BRASIL 3 X 0 GANA
Data/Hora: 23/09/2022, às 15h30
Local: Estádio Océane, Le Havre (FRA)
Árbitro: Mikaël Lesage (FRA)
Assistentes: Alexis Auger (FRA) e Valentine Evrarde (FRA)
Gols: Marquinhos (8’/1ºT) (1-0), Richarlison (27’/1ºT) (2-0), Richarlison (39’/1ºT) (3-0)
Cartões amarelos: Casemiro, Neymar, Matheus Cunha (BRA), André Ayew, Odoi, Iddrisu Baba (GAN)
Cartões vermelhos: –
BRASIL (Técnico: Tite)
Alison; Éder Militão, Thiago Silva (Bremer – intervalo), Marquinhos e Alex Telles; Casemiro (Fabinho – 17’/2ºT), Lucas Paquetá (Everton Ribeiro – 33’/2ºT) e Neymar; Vini Jr (Antony – 17’/2ºT), Raphinha (Rodrygo – 33’/2ºT) e Richarlison (Matheus Cunha – 17’/2ºT).
GANA (Técnico: Otto Addo)
Wollacott; Amartey, Djiku, Rahman Baba, Odoi (Owusu – 25’/2ºT); Partey, Kudus (Kyereh – 37’/2ºT), André Ayew (Semenyo – 25’/2ºT), Sulemana (Iñaki Williams – intervalo), Afena-Gyan (Salisu – intervalo) e Jordan Ayew.