Durante a gravação da sabatina para o Canal Rural, que deve ir ao ar na noite desta quarta-feira (21), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um movimento, segundo o jornal O GLOBO, para dialogar com representantes do mercado financeiro e do agronegócio.
Na entrevista, ainda segundo a reportagem, o petista prometeu que vai restabelecer boas relações com a China, maior parceiro comercial do Brasil, nos primeiros seis meses de governo.
Além da relação com a China, desgastada durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL), a melhora das relações comerciais com a Europa também foi citada por Lula.
O petista aproveitou a sabatina, ainda, para dizer que não será irresponsável com as contas públicas. Alegou que suas gestões cumpriram metas fiscais e lembrou que o seu governo pagou a dívida do Brasil com o Fundo Monetário Internacional.
Lula também afirmou que não fará dívidas para honrar com custeio e que, se o fizer, será para investimentos de obras de infraestrutura. Ele prometeu que, se eleito, irá conversar com todos os setores do agronegócio, além de estabelecer uma relação de diálogo com a Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), hoje comandada pelo deputado bolsonarista Sergio Souza (MDB).