Candidato do PT ao governo da Bahia, o ex-secretário de Educação Jerônimo Rodrigues criticou o grupo de seu principal adversário, ACM Neto (União Brasil), ao comparar o desempenho da Bahia e de Salvador no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado nesta sexta-feira (16) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacional do Ministério da Educação (Inep/MEC).
“Criamos estratégias para que o estudante não abandonasse a escola, como o ensino remoto, implantamos um canal de TV dedicado a transmissão de videoaulas e o vale-alimentação durante o auge da pandemia, quando as escolas permaneceram fechadas”, disse petista, citando feitos das gestões de Jaques Wagner (PT) e Rui Costa (PT).
Ao apontar a alta de 102% da média do Ideb para o Ensino Fundamental II e em 30% para o Ensino Médio, o petista comemorou o melhor índice da série histórica para o ensino médio do estado, saltando de 2,7, em 2005, para 3,5, em 2021.
Nas séries iniciais, o estado subiu 131%, saindo de 2,6, em 2005, para os 6 pontos, em 2021. Nos anos finais do Ensino Fundamental, por sua vez, a Bahia saiu de 2,6 para 4,5, totalizando um crescimento de 73% no período. Já no Ensino Médio, o estado somou 3,5 pontos, ficando na 15ª no país, empatado com Minas Gerais.
Por outro lado, Jerônimo apontou regressão na Educação nas gestões Carlistas, diante da queda do Ideb da rede municipal de Salvador, que nas séries iniciais do Ensino Fundamental foi de 5,6 (2019) para 5,4 (2021). Para ele, o prefeito Bruno Reis (União Brasil) não teve competência para superar os efeitos da pandemia.