Um grupo de agentes comunitários de saúde e de endemias realizou um protesto na manhã desta quinta-feira (15), próximo a Casa do Carnaval, na Praça Ramos de Queirós, em Salvador. O prefeito Bruno Reis (União Brasil) esteve no local para anunciar atrações e outros detalhes sobre o Festival da Virada Salvador, que volta a ser realizado em 2022 entre os dias 28 de dezembro e 1º de janeiro, na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio.
Na ocasião, o diretor do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de combate às Endemias, Cleiton Ferreira Barbosa, conversou com o bahia.ba sobre o impasse entre a prefeitura e a categoria, que reivindica reajuste salarial.
“O motivo do protesto hoje aqui é porque no dia 5 de maio de 2022 nós tivemos a nossa emenda constitucional 120 promulgada. Essa emenda diz que nenhum agente comunitário de saúde, nenhum agente de combate às endemias, poderá receber um salário inferior a dois salários mínimos. Aqui em Salvador, a gestão municipal, infelizmente, ela insiste em não cumprir a emenda. O objetivo do nosso protesto hoje é para chamar a atenção da gestão. Ela precisa cumprir emenda constitucional. A gestão insiste em querer retirar o nosso plano de carreira. A gente tá aqui protestando para ver se o prefeito Bruno Reis senta com a categoria para negociar, para que a gente possa por um fim a esse impasse”, disse.
Cleiton revelou, ainda, que a categoria conversou com o secretário de gestão, Thiago Dantas, na semana passada. “Infelizmente, o que a gestão municipal sugere é retirar o nosso plano de carreira para implantar o reajuste da emenda constitucional. Isso está fora de cogitação porque o direito conquistado não retroage. A gente quer que a prefeitura implante o reajuste da emenda mantendo o nosso plano de carreira”, concluiu.