Com quase R$ 1 bilhão já investidos pelo governo Rui Costa no combate ao crime na Bahia e aumento da eficácia do trabalho das forças policiais, o candidato a governador do Estado pelo PT, Jerônimo Rodrigues, afirmou que será “um governador que vai cuidar pessoalmente das ações, ao lado das equipes da segurança pública”.
Os investimentos nos últimos anos em inteligência e tecnologia, na melhoria da estrutura e nas condições de trabalho, além do aumento do efetivo policial, já começam a mostrar resultados satisfatórios, principalmente na comparação com outros estados brasileiros. “Ao longo desses últimos anos, a apreensão de armas superou todo o Nordeste. A Bahia foi o estado que mais apreendeu armas irregulares e drogas no Nordeste. Foram 100 mil quilos de drogas e 52 mil armas apreendidas”, informou o postulante, ao voltar a defender a atuação coordenada e conjunta entre Estados, Municípios e União para a área de Segurança Pública. “É fundamental fazermos um grande mutirão. O presidente Lula já anunciou a criação do Ministério da Segurança Pública e do Plano Nacional”, lembrou.
Nos primeiros seis meses deste ano, a Bahia registrou uma redução expressiva de 11% no número de homicídios, latrocínios e lesão corporal seguida de morte. Jerônimo destacou que em seu programa de governo, caso vença o pleito de outubro, realizará mais concursos públicos, ampliará o número de câmeras em Salvador e em cidades do interior, irá investir em inteligência, formação e valorização profissional, além de adquirir viaturas com blindagem para garantir mais segurança aos policiais.