Príncipe Charles assume reinado e emite nota de luto: ‘Momento de maior tristeza’

O Príncipe Charles assumiu o Reino Unido nesta quinta-feira (8), após a morte da Rainha Elizabeth II, e, em um de seus primeiros atos como rei, emitiu um pronunciamento de luto.

A mensagem foi postada no perfil oficial da família real no Instagram. No texto, o então Rei Charles III descreve Elizabeth II como uma querida Soberana e uma mãe amada, e lamentou a perda.

“A morte da minha amada Mãe, Sua Majestade a Rainha, é um momento de maior tristeza para mim e para todos os membros da minha família. Lamentamos profundamente o falecimento de uma querida Soberana e uma Mãe muito amada. Sei que a perda dela será profundamente sentida em todo o país, nos Reinos e na Commonwealth, e por inúmeras pessoas em todo o mundo. Durante este período de luto e mudança, eu e a minha família seremos confortados e sustentados pelo nosso conhecimento do respeito e carinho profundo em que a Rainha foi tão amplamente mantida”, diz o pronunciamento.

Foto: Reprodução/Instagram

Charles tem 73 anos e é o monarca mais velho da história a iniciar um reinado. Ele assume o trono por ser o primogênito de Rainha Elezabeth II.

Ao longo dos último anos, Charles já vinha assumindo aos poucos as funções da mãe, diante do avanço da idade da monarca.

Ele chega ao trono nesta quinta-feira após o reinado mais longo da história do Reino Unido. Para se ter uma ideia, o então Rei tinha apenas 3 anos quando a mãe assumiu o trono.

Com a morte da rainha, o novo rei deve participar de uma audiência com o primeiro-ministro, realizar um pronunciamento à nação e viajar pelo Reino Unido. O pronunciamento deve acontecer na sexta-feira (9).

Morte

Rainha Elizabeth
Foto: Reprodução/Twitter @RoyalFamily

A morte da Rainha Elizabeth II foi anunciada pela família real no início da tarde desta quinta-feira (8). Ela tinha 96 anos, sendo 70 deles dedicados ao trono. Antes da confirmação da morte, o Palácio de Buckingham já havia informado que o estado de saúde da monarca preocupava os médicos.

Todos os quatro filhos da rainha – o príncipe Charles, herdeiro do trono, Andrew, Anne e Edward -, além de William, seu neto, viajaram na quinta para o palácio de Balmoral, na Escócia, onde a rainha está.

A rainha já vinha apresentando problemas de saúde e mobilidade desde o fim de 2021. Por causa disso, uma série de eventos oficiais foram desmarcados ou adaptados.

Inclusive, durante as festividades do Jubileu de Platina, série de eventos que celebrou os 70 anos do seu reinado, a participação da rainha foi reduzida.

Além da agenda enxuta, ela ainda cancelou participação em uma missa durante o evento por se sentir indisposta.

Postagens Relacionadas

Leave a Comment