Foto: Jhulian Pereira/
A semana comemorativa dos 200 anos de Independência do Brasil foi marcada neste domingo com a solenidade de substituição da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. O símbolo mais importante da nação está hasteado a 100 metros de altura na capital federal, tem 20 metros de comprimento por 14 de largura, e pesa cerca de 90 quilos.
A Bandeira Nacional costuma ser trocada no primeiro domingo de cada mês. Neste domingo alusivo ao bicentenário da Independência, a solenidade foi promovida pela Marinha do Brasil. A nova bandeira foi hasteada ao som do Hino Nacional Brasileiro e foi seguida de uma bateria de salvas de 21 tiros de canhão. A Banda Marcial dos Fuzileiros Navais fez a apresentação de encerramento.
A professora Laurinda Ribeiro trouxe os filhos para assistirem ao evento cívico.
O engenheiro civil Ricardo Simon Martins disse que aproveitou as comemorações do bicentenário da Independência para conhecer a cerimônia de troca da Bandeira Nacional.
No próximo dia 7 de setembro, os 200 anos da Independência do Brasil vão ser celebrados em Brasília e em todo o país. Na Esplanada dos Ministérios, na capital federal, ocorre o tradicional desfile cívico-militar, que está previsto para começar às 9h da manhã e deverá se estender até as 11h30. São esperadas cerca de 280 mil pessoas.
Edição: Samia Mendes (Rádio Nacional) e Luiz Claudio Ferreira (web)