Após a cerimônia de posse do novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, o governador Rui Costa (PT) criticou, na noite desta terça-feira (16), em Brasília, a contradição demonstrada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que não aplaudiu o discurso do ministro que estará à frente do processo eleitoral.
“O povo brasileiro desejando reafirmar a democracia como ferramenta de transformação e melhoria progressiva do Brasil e alguns tentando impor outro modelo que não é o de respeito ao voto popular. E é essa contradição que a gente viu hoje, se não estampada nas palavras de todos, porque não puderam falar, mas na fisionomia nítida constatando aqueles que estavam discordando do presidente do TSE”.
Para o governador Rui Costa, o discurso do de Moraes foi uma demonstração de força em defesa do Estado Democrático de Direito e das urnas eletrônicas o processo eleitoral.
“Afirmou aquilo que é o desejo dos brasileiros de que as eleições transcorram em paz e demonstrou toda a credibilidade que o povo brasileiro tem nas urnas eletrônicas. Por sucessivas vezes, o povo votou, confiou e viu aquele que teve o voto majoritário tomar posse”.
Rui destacou ainda o compromisso do presidente TSE no combate à propagação de fake news e ataques contra a honra de candidatos que concorrem a cargos eletivos no pleito em outubro.